Ouça agora

STUDIO 94

com JEVERSON MARTINS

Regional

Frigoaves volta a ser cogitado como alternativa para produtores da região

  • 04/06/2020 - 11:04
Frigoaves volta a ser cogitado como alternativa para produtores da região

Os secretários da Agricultura dos 20 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (Amufron) estão unindo esforços na busca por investimentos que possibilitem aos produtores rurais incrementarem sua renda mensal.

Em reunião realizada semana passada na Prefeitura de Boa Vista do Buricá, os secretários da Agricultura apontaram a importância de a região contar com um frigorífico de aves, como já acontece na suinocultura.

Conforme o secretário de São José do Inhacorá, Altair Dil, a ideia de um "FrigoAves" não é novidade e de tempos em tempos o projeto já idealizado por gestores públicos, empresários e produtores rurais, tendo em vista sua grande relevância no incentivo de uma nova cadeia produtiva, além de ser uma excelente alternativa econômica, volta ao debate.

Em entrevista à Colonial FM 94,7 nesta quinta-feira (4), Dill contou que já estão sendo realizados contatos com empresas do ramo para futuras parcerias. No entanto, a maior dificuldade encontrada é a distância dos frigoríficos, inviabilizando o transporte das aves e aumentando o custo da produção. A melhor alternativa seria a instalação de um frigorífico de aves mais próximo dos municípios da região.

Dil disse que o frigorífico mais próximo da região fica em Miraguaí, na Região Celeiro, o que impede o carregamento das aves nas propriedades por conta da distância já que os frigoríficos trabalham somente em raio de 50 quilômetros a fim de preservar o bem-estar animal.

Fonte: Redação