Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Saúde

Saúde confirma surto de Coronavírus no Lar Isabel Oliveira Rodrigues em Santo Ângelo

São 14 casos diagnosticados na instituição, com três pessoas internadas e uma na UTI. Município chega a 96 casos de Coronavírus no ano

Saúde confirma surto de Coronavírus no Lar Isabel Oliveira Rodrigues em Santo Ângelo
  • 09/06/2020 - 05:19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Santo Ângelo confirmou neste final de semana um surto do novo Coronavírus (COVID-19) no Lar da Velhice Isabel Oliveira Rodrigues, localizado na zona norte da cidade, onde 14 pessoas, entre funcionários e idosos, contraíram a doença. Destes, são três em internação hospitalar no Hospital Santo Ângelo (HSA), e apenas um na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Nos demais casos, os funcionários da instituição seguem em isolamento domiciliar e outros idosos seguem isolados em uma área paralela dentro do Lar da Velhice. Ao todo, são oito idosos e seis funcionários contaminados com o vírus.

Desde o início da pandemia do Coronavírus no Rio Grande do Sul, o Governo Municipal cumpriu todas as medidas orientadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), onde foram elaborados planos de contingência com medidas de reforço na higienização e limpeza dos ambientes e ações preventivas por parte dos funcionários, com destaque para a orientação ao uso obrigatório de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de outros cuidados, em todas as instituições de acolhimento aos idosos existentes na cidade.

O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, explica que todos os procedimentos necessários foram realizados no Lar da Velhice antes mesmo de o município registrar o primeiro caso de Covid-19 e, assim que os primeiros casos da doença foram registrados no local, foi imediatamente realizado o afastamento de funcionários aos seus respectivos domicílios e o isolamento de idosos no setor, que já apresentavam alguns sintomas.

“Na semana passada, as enfermeiras da Comissão de Vigilância Epidemiológica de Prevenção e Combate à Covid-19 estiveram no local e realizaram o teste rápido em todos os idosos e funcionários da instituição, onde somente um caso foi dado positivo, já contabilizado nos números atuais da Covid-19 em Santo Ângelo. É válido ressaltar que a orientação do COE-RS é realizar o teste rápido somente no décimo dia após o surgimento dos sintomas do vírus, por isso, além do teste rápido realizamos a coleta de material que foi encaminhada ao LACEN. Ainda não podemos afirmar como o vírus chegou ao local, sendo que o lar cumpria as medidas de higienização, controle de pessoas no acesso, tapetes de sanitização e álcool gel sempre frequente no ambiente”, esclareceu Cavalheiro.

MEDIDAS ADOTADAS

Na manhã do domingo (07), o secretário de Saúde, acompanhado de uma equipe técnica de médicos e enfermeiros, visitou o Lar Isabel para o conhecimento da situação e para adotar novas medidas emergenciais em relação ao isolamento dos idosos hospedados, que contraíram o vírus de forma assintomática, além dos medicamentos que foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. “O município passa a ceder ao Lar Isabel a presença de um médico para acompanhar a situação de saúde dos pacientes, e estamos realizando a constante verificação de saúde e o monitoramento de todos os funcionários que estão afastados”, informou Cavalheiro.

COMITÊ

O assunto também foi levado à pauta da reunião do Comitê Temporário de Enfrentamento ao Coronavírus na tarde desta segunda-feira (08), no Centro Municipal de Cultura de Santo Ângelo.

Na oportunidade, o prefeito Jacques Barbosa salientou a importância de a população sair de casa somente em casos de extrema necessidade, evitar a aglomerações, continuar cuidando da higienização e usando máscaras. “Todas as medidas de segurança foram realizadas no Lar Isabel, orientando não apenas esta instituição e sim todas que trabalham com os idosos a manter uma segurança rígida no controle da higienização e os cuidados de prevenção e proteção ao novo Coronavírus. A comunidade santo-angelense precisa entender que a responsabilidade é de todos, onde cada um deve fazer a sua parte, não sendo o momento para receber visitas, festas, aglomerações de pessoas em locais públicos e praças, atividades esportivas, e que o perigo é eminente e omissão é risco de vida. Estamos todos juntos nesta luta!”, disse.

96 CASOS

Com a confirmação de dois novos casos nesta segunda-feira (08), por meio do Laboratório Central de Saúde do Estado (LACEN), Santo Ângelo registra 96 casos do novo Coronavírus, com 62 pessoas recuperadas da doença e 29 casos ativos, com 24 destes em isolamento domiciliar e cinco em internação hospitalar. Somente duas pessoas estão na UTI.

Postado por Paulo Marques

Fonte: Rodrigo Bergsleithnera