Ouça agora

AVISOS E COMUNICAÇÕES

Clima

Municípios de SC decretam situação de emergência após temporal

  • 12/06/2020 - 09:31
Municípios de SC decretam situação de emergência após temporal
Defesa Civil do Estado de Santa Catarina

As prefeituras de Descanso e Belmonte, no Oeste de Santa Catarina, decretaram situação de emergência nesta quinta-feira (11) devido aos danos causados pelo vendaval no dia anterior. Nos dois municípios mais afetados pelo mau tempo residências, estabelecimentos comerciais, uma escola, um ginásio e galpões foram danificados. A tempestade também derrubou árvores e postes de energia elétrica e obrigou algumas famílias a se alojarem com parentes.

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou na tarde de ontem uma análise preliminar do fenômeno que atingiu o Oeste do estado na quarta-feira (10) e causou prejuízos. Segundo o documento, o que ocorreu foi um tornado ou uma microexplosão, ou ainda os dois fenômenos.

"Informações preliminares das imagens de radar analisadas pela equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina, juntamente com relatos, fotos e vídeos que chegaram à instituição, indicam para uma possível ocorrência de tornado. Entretanto, não se descarta a possibilidade de ter ocorrido uma microexplosão, ou até ambos eventos", aponta o documento.

As rajadas chegaram a aproximadamente 130 km/h. Árvores foram cortadas ao meio, muitas casas destelhadas, e até um caminhão tombou com a força do vento.

Além disso, em muitas cidades da região o volume de chuva foi maior que o total esperado para o mês de junho e teve cidades que ficaram alagadas.

Ao menos 10 cidades foram afetadas pela forte chuva e alagamentos além dos municípios atingidos pelo tornado ou microexplosão: Iporã do Oeste, Descanso, Belmonte e Itapiranga.

Fonte: Redação