Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Saúde

Governo revisa dados e Santo Ângelo volta para a Bandeira Laranja

Governo revisa dados e Santo Ângelo volta para a Bandeira Laranja
Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini
  • 16/06/2020 - 17:41
  • Atualizado 17/06/2020 - 10:18

O governador Eduardo Leite anunciou, na tarde desta terça-feira (16), a revisão das bandeiras vermelhas atribuídas às regiões de Santo Ângelo e de Santa Maria. Após ouvir argumentos dos prefeitos dessas regiões, o Piratini coloca essas zonas novamente sob a bandeira laranja, que aponta risco médio e permite que o comércio e a indústria, entre outros setores da economia, permaneçam abertos, respeitando uma série de medidas de segurança. As informações são da Rádio Gaúcha.

Os prefeitos levaram argumentos em busca de uma maior flexibilização no funcionamento das atividades econômicas em seus municípios. Ao todo, 116 cidades gaúchas foram impactadas com a alteração da bandeira nesta semana. Ao todo, quatro encontros virtuais foram feitos e se estenderam das 15h às 20h. Diferentemente do que os municípios gostariam não foi definida qualquer mudança.

Os pleitos foram ouvidos e levados a uma reunião do gabinete de crise do governo do Estado para análise. Essa reunião ocorreu até as 23h30min de segunda-feira e não conseguiu se debruçar sobre todos os pontos. A saída foi retomar a reunião nesta terça-feira (16) com início às 9h e término previsto até o final da manhã.

O governador explicou que a área de Santa Maria conseguiu a revisão graças à inclusão de sete novos leitos de UTI que não estavam na última atualização do modelo estadual. Na região de Santo Ângelo, a estabilização de internações ajudou na mudança do cenário.

- Não faz sentido nos apegarmos a um formalismo tamanho que vai gerar repercussão tão pesada na vida das pessoas. Por mero capricho técnico ficarmos presos aos dados errados”, afirmou Leite. 

As regiões de Uruguaiana e da Serra não conseguiram apresentar indicadores para reverter o quadro de bandeira vermelha e continuam com o nível de restrição mais elevado.

Fonte: Rádio Gaúcha