Horário sem programação!

Saúde

Prefeito deve adotar regras mais rigorosas para conter avanço da Covid-19

  • 17/06/2020 - 10:44
  • Atualizado 18/06/2020 - 10:31
Prefeito deve adotar regras mais rigorosas para conter avanço da Covid-19
Cíntia Klatt/Coordenadoria de Comunicação Social Prefeitura de Três de Maio
Rádio Colonial FM 94,7 · ALTAIR COPATTI

A Prefeitura de Três de Maio estuda a adoção de regras sanitárias mais rigorosas após a confirmação de cinco casos de Covid-19 no município. Ajustes neste sentido devem der feitos no decreto municipal que estabelece estado de calamidade pública na cidade por causa da pandemia do novo coronavírus.

Conforme o prefeito Altair Copatti, a fiscalização deve ser reforçada para evitar aglomerações de pessoas sem máscara em alguns locais do município, especialmente nos fins de semana. Copatti disse que pode estabelecer um horário máximo para o funcionamento de bares, restaurantes e pizzarias. Outra medida em estudo é a proibição de todas as atividades esportivas coletivas, como partidas de futebol, e aquelas modalidades que geram concentração de pessoas, como jogos em canchas de bocha.

Da mesma forma, a fiscalização deve ser reforçada no comércio para verificar se os estabelecimentos estão cumprindo as medidas de higiene e distanciamento mínimo entre clientes e funcionários.  

Algumas das medidas serão tomadas em âmbito municipal, porém a maior parte das novidades deve sair de uma decisão conjunta dos prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste. Na manhã desta quarta-feira (17) o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 se reuniu para avaliar as ações que já estão sendo desenvolvidas na cidade e avaliar novas estratégias.

Segundo o gestor municipal, a estratégica de tomar decisões em conjunto adotada desde o início da pandemia é necessária pela característica da nossa região tendo em vista que muitas pessoas precisam se deslocar diariamente para cidade vizinhas para trabalhar.

De acordo com Copatti, as novas medidas locais devem ser divulgadas amanhã. Já as ações que serão definidas em colegiado pelos mandatários da região devem ser conhecidas até o fim de semana.

Além de tornar mais rigorosas as ações do governo municipal, o prefeito voltou a pedir a colaboração da comunidade para conter o avanço do novo coronavírus.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde, Três de Maio tem cinco casos confirmados e cinco aguardam resultado de exames laboratoriais.

E a Prefeitura já deu início a uma nova ação a fim de incentivar as medidas protetivas. Foram instalados em pontos estratégicos do município 15 totens com disponibilização de álcool em gel para a população.

As pessoas interessadas em higienizar as mãos, não precisam encostar as mãos no equipamento, pois ele é acionado com o pé.

Os totens estão distribuídos nas unidades de saúde de Três de Maio, na prefeitura, na Secretaria da Saúde e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Os equipamentos também focam estão na praça Henrique Becker Filho, na rodoviária e no Poliesportivo.

 

Fonte: Redação