Ouça agora

STUDIO 94

com JONATAN MAGUILA

Saúde

Vacina contra a gripe para a população em geral pode ser feita até acabar o estoque

Vacina contra a gripe para a população em geral pode ser feita até acabar o estoque
Site do Ministério da Saúde
  • 05/07/2020 - 21:14

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe alcançou 88,8% do público-alvo, da meta de 90%. Os estados e municípios receberam um total de 79,9 milhões de doses da vacina. Desse total, 77,28% foram aplicadas.

A campanha nacional encerrou no dia 30 de junho, sendo exclusiva para: idosos, trabalhadores da saúde, membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes; puérperas (pós-parto até 45 dias) e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

Em Três de Maio a meta era imunizar 7.985 pessoas dos grupos prioritários, porém foram aplicadas 8.399 doses, cobertura de 105,18%. Os idosos foram o grupo que teve melhor desempenho, com 4.521 pessoas vacinadas de meta inicial de 3.910, cobertura de 115,63%.

Desde o dia 25 de junho, a vacinação no município foi estendida à população em geral até quando durarem os estoques da vacina, excedentes da campanha. E desde o dia 2 de julho as doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde todos os dias da semana, antes a recomendação da Secretaria Municipal da Saúde é que os interessados se dirigissem às unidades somente às quintas-feiras.

A vacina é importante para reduzir complicações e óbitos por influenza.

A vacina da gripe protege contra os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no Hesmifério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença e óbitos. Ela não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a Covid-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Fonte: Redação