Ouça agora

CONEXÃO 94,7

com MAGLIA MAICÁ

Saúde

Estudo identifica 21 medicamentos que impedem replicação de Sars-CoV-2

  • 27/07/2020 - 16:19
Estudo identifica 21 medicamentos que impedem replicação de Sars-CoV-2

Um liderado pelo Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute, nos Estados Unidos, identificou 21 medicamentos já existentes capazes de impedir a replicação do Sars-CoV-2 no organismo. A descoberta foi publicada nesta sexta-feira (24) na revista Nature.

Os cientistas analisaram uma lista de medicamentos apontados por sua capacidade de bloquear a replicação do Sars-CoV-2 e confirmaram a existência de ao menos 100 moléculas presentes nessas drogas com atividade antiviral confirmada em testes de laboratório. Segundo os pesquisadores, a dose necessária para impedir o novo coronavírus é segura e eficaz para os seres humanos em 21 dos medicamentos analisados.

Além disso, quatro das drogas funcionaram em associação ao remdesivir, antiviral que já é utilizado para o tratamento da Covid-19. "O remdesivir provou ser bem-sucedido em reduzir o tempo de recuperação de pacientes no hospital, mas o medicamento não funciona para todos que o recebem. Isso não é bom o suficiente", afirmou Sumit Chanda, um dos pesquisadores, em comunicado.

Agora a equipe está testando os 21 compostos em pequenos animais e em "minipulmões", ou organoides do pulmão, que imitam o tecido humano. Se os resultados forem favoráveis, os cientistas pretendem iniciar testes clínicos com os medicamentos.

"Com base em nossa análise atual, clofazimina, hanfangchin A, apilimod e ONO 5334 representam as melhores opções de curto prazo para um tratamento eficaz contra a Covid-19", explicou Chanda. "Acreditamos que é importante buscar mais candidatos a medicamentos para que tenhamos várias opções terapêuticas se o Sars-CoV-2 se tornar resistente aos tratamentos."

Fonte: Revista Galileu