Ouça agora

STUDIO 94

com JONATAN MAGUILA

Saúde

Copatti diz que graças aos indicadores da região Três de Maio ficou na bandeira laranja

Copatti diz que graças aos indicadores da região Três de Maio ficou na bandeira laranja
  • 28/07/2020 - 10:59
  • Atualizado 28/07/2020 - 12:39

A região se mantém na bandeira laranja no mapa do Distanciamento Controlado, tendo, pela terceira vez consecutiva, o recurso apresentado pela Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste aceito pelo Gabinete de Crise, evitando, desta forma, o fechamento do comércio.

Conforme o prefeito de Três de Maio, Altair Copatti, o recurso foi apresentado de forma conjunta pelos 22 municípios da região. Ele explicou que se elaborasse o pedido de reconsideração isoladamente, Três de Maio, inevitavelmente, seria classificado com a bandeira vermelha tendo em vista a piora dos indicadores locais na semana passada com aumento dos casos de Covid-19 e das hospitalizações pela doença.

No recurso encaminhado ao Gabinete de Crise do Governo do Estado a Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste argumentou que a região se encontra em situação de relativo conforto em relação à ocupação de leitos. Mesmo tendo havido diminuição da relação do número de leitos livres por ocupados ao longo do tempo – no final de junho eram 7,29 leitos livres por ocupados –, ainda há 2,88 leitos livres por ocupados. Esse fator foi decisivo para que o recurso da Amufron fosse aceito.

- O que livrou Três de Maio da bandeira vermelha foi a condição da região graças ao aumento da oferta de leitos de UTI. Se fosse considerada a situação particular do município, hoje estaríamos na condição de alto risco de contágio – afirmou o mandatário.

Copatti disse também que os municípios estão discutindo a possibilidade de assumirem, junto com o governo estadual, a gestão do modelo de Distanciamento Controlado. As prefeituras teriam assim mais autonomia na definição de medidas restritivas.

Pela proposta o Estado continuará fazendo o cálculo semanal dos indicadores que compõem o modelo, com a divulgação das bandeiras às sextas-feiras. A grande novidade é que a região classificada como bandeira vermelha, por exemplo, teria autonomia para adotar um protocolo próprio e adotar restrições previstas na bandeira laranja, desde que haja aprovação unânime dos prefeitos.

Segundo o prefeito de Três de Maio, o Distanciamento Controlado precisa ser revisto, pois no momento regiões com população e velocidade de propagação do vírus muito diferentes estão sendo classificadas com o mesmo rigor das bandeiras.

O prefeito também disse que a administração municipal está analisando o fechamento do Parque de Exposições Germano Dockhorn e do Centro Poliesportivo devido às aglomerações verificadas nestes locais nos fins de semana. Além disso, Copatti disse que os prefeitos da região estão discutindo a possiblidade de elaborar um protocolo regional para permitir a prática de atividades esportivas ao ar livre. Cada município teria autonomia para aderir ou não ao conjunto de regras.

Fonte: Redação