Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Agricultura

Em assembleia, delegados aprovam plano de pagamento de grãos da Cotrimaio

Em assembleia, delegados aprovam plano de pagamento de grãos da Cotrimaio
  • 31/07/2020 - 14:12

Os delegados das unidades da Cotrimaio aprovaram em assembleia na quarta-feira (29) o modelo do plano de pagamento dos grãos na safra 2019/2020 proposta pela cooperativa. A reunião foi realizada na sede da Associação dos Funcionários da Cotrimaio em Três de Maio com os devidos cuidados sanitários previstos no protocolo definido pela Prefeitura.

Conforme o diretor-geral Pedro Dahmer o passivo está em aberto devido à crise do coronavírus que acabou gerando uma grande mudança no cenário econômico atingindo em cheio a Cotrimaio com a valorização do dólar e consequente disparada na cotação da oleaginosa, que rompeu a marca de R$ 100, ocasionando num desencontro de receitas e despesas.

Dahmer disse que a proposta oficializada no encontro prevê o pagamento da metade dos valores em atraso com os produtores em 2021 e os outros 50% serão quitados em duas modalidades. A diferença é que os associados que vão continuar vendendo as próximas safras e comprando insumos na cooperativa começam a receber em agosto. Já os produtores que não manifestarem mais interesse em negociar com a Cotrimaio vão receber a partir de 2022 de forma escalonada até 2027.

Dahmer lembrou que desde 2013, quando entrou em Processo de Liquidação, a Cotrimaio vinha conseguindo honrar seus compromissos rigorosamente em dia. Porém, neste ano devido ao câmbio houve uma grande corrida por parte dos produtores para fixar o preço futuro em patamares muito acima do projetado inicialmente.

Esse fator causou uma disruptura no fluxo de caixa da cooperativa com aumento acentuado dos valores a receber e estagnação das receitas. Devido a este descompasso na entrada e saída de recursos, a cooperativa foi obrigada a reposicionar todos os pagamentos com alongamento dos prazos. Mesmo com a dificuldade, ele disse que na safra deste ano foram pagos R$ 58 milhões na compra de grãos.

O diretor anunciou ainda que para as próximas safras a Cotrimaio está elaborando um novo modelo de negociação com os produtores que vai garantir o pagamento aos produtores sem risco de novos atrasos:

- Todos os produtores que já começaram a entregar o milho safrinha em julho já receberam em dia e estamos nos reprogramando a safra de trigo com um formato de garantia que o produtor não vai correr nem risco. Pedimos um pouco mais de paciência que, em breve, vamos apresentar esse novo modelo que vai dar um garantira sólida a todos os associados – afirma o executivo.

Fonte: Redação