Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES - Jornalista Reg. Prof. MTE-16408

Saúde

Bandeira definitiva do Distanciamento Controlado será divulgada nesta segunda-feira

Bandeira definitiva do Distanciamento Controlado será divulgada nesta segunda-feira
Site do Governo do Estado do Rio Grande do Sul
  • 02/08/2020 - 20:22
  • Atualizado 03/08/2020 - 09:22

O governo do Estado divulga nesta segunda-feira (03/08) o mapa definitivo relativo a 13ª rodada do Distanciamento Controlado. A Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste, que foi classificada com bandeira vermelha (alto risco) no levantamento preliminar divulgado na sexta-feira (31/07), enviou pedido de reconsideração.

O recursos está sendo avaliado pela equipe técnica do governo. A decisão será tomada pelo Gabinete de Crise nesta segunda e, o mapa definitivo, vigente a partir de terça (04/08), será divulgado à tarde pelo governador Eduardo Leite.

É a quarta semana da região em bandeira vermelha no cálculo dos indicadores. Nas últimas três rodadas, o recurso da região foi acolhido pelo Gabinete de Crise, mantendo a região em bandeira final laranja.

Caso não consiga reverter a cor da bandeira preliminar, somente o comércio considerado essencial, como mercados, farmácias e postos de combustíveis, poderá funcionar por uma semana.

Dentre os indicadores de velocidade do avanço da doença na região, o de variação no número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 entre as duas semanas na região apresentou bandeira vermelha. Foram registradas 15 hospitalizações confirmadas para a doença nos últimos 7 dias, ante as 11 registradas no período de referência anterior.

O indicador de incidência de novos casos da doença na população da região seguiu na bandeira vermelha. São 6,34 hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos 7 dias por 100.000 habitantes.

No que diz respeito ao estágio de evolução da doença na região, o indicador também apresentou agravamento, mantendo a classificação na bandeira vermelha. Registraram-se 100 casos ativos na última semana, ao passo que somaram 100 casos recuperados nos 50 dias que antecederam o início da semana de referência.

Por fim, tendo registrado apenas 1 óbito nos últimos 7 dias e considerando as hospitalizações em UTI na macrorregião, o indicador de projeção do número de óbitos obteve bandeira vermelha, melhorando em relação às duas pretas anteriores.

Fonte: Redação