Horário sem programação!

Geral

Aneel aprova reajuste da tarifa de energia elétrica da Certhil

  • 04/08/2020 - 10:19
Aneel aprova reajuste da tarifa de energia elétrica da Certhil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou na última terça-feira (28/07) o reajuste tarifário para a Certhil.

Os índices de reajustes são de 13,19% para consumidores da rede de baixa tensão e 7,70% para os de alta tensão.

Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide a inflação e outros custos como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

O impacto maior no preço da energia será para a Classe Rural, que terá um acréscimo de 15,27%. Conforme o presidente da cooperativa, Celso Benedetti, isso se deve ao fim do subsídio concedido aos consumidores rurais do país. Em dezembro de 2018, o então presidente Michel Temer, por decreto, decidiu que os descontos tarifários concedidos a unidades de consumo classificadas como rurais seriam gradativamente eliminados, no prazo de cinco anos, ou seja, até 2023.  A diferença vinha sendo bancada pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e custeada pelos consumidores em geral não beneficiados.

Benedetti disse que as novas tarifas já estão em vigor e serão aplicadas nas contas deste mês de agosto, que vencem no início de setembro.

Fonte: Redação