Horário sem programação!

Saúde

Ônibus adaptado para prevenir coronavírus entra em operação no RS

  • 12/08/2020 - 10:49
Ônibus adaptado para prevenir coronavírus entra em operação no RS
Divulgação

O ônibus Biosafe, da Marcopolo, fez sua primeira viagem ontem no Rio Grande do Sul. Operado pela Viação Ouro e Prata, ele saiu de Porto Alegre, passando por Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo, até chegar a Santa Rosa.

Com três fileiras de assentos, o ônibus Biosafe foi projetado para atender as novas necessidades que surgiram em meio a pandemia causada pelo coronavírus.

O novo modelo tem um maior distanciamento entre as poltronas, usa luz UVC com propriedade de desinfecção, radiação UV-C emitida internamente no sistema de ar condicionado do veículo, cortinas antimicrobianas entre cada poltrona e, para diminuir os toques nas superfícies, foram instalados sensores de movimento nas luzes individuais de cada poltrona.

De acordo com a Ouro e Prata, a empresa também já usa a descontaminação por "névoa seca", que dispersa substâncias esterilizantes dentro do ônibus sem molhar as superfícies.

As tecnologias para viagens mais seguras foram desenvolvidas e colocadas em produção em menos de três meses pela montadora Marcopolo de Caxias do Sul. Com a adaptação, o veículo diminuiu o número de assentos de 50 para 33.

Fonte: Redação