Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Clima

Granizo é registrado em diferentes cidades do Rio Grande do Sul

Em algumas cidades, fenômeno provocou prejuízos

Granizo é registrado em diferentes cidades do Rio Grande do Sul
Queda de granizo em Tavares, no sul do RS - Áureo Terra Barbosa / Arquivo pessoal
  • 19/08/2020 - 06:01

Diferentes regiões do Rio Grande do Sul registraram, entre a tarde e a noite desta terça-feira (18), temporais com queda de granizo. Em algumas cidades, o fenômeno causou prejuízos. 

O granizo caiu em municípios como Arroio do Tigre, Rio Pardo e Pantano Grande, no Vale do Rio Pardo, Capivari do Sul, no Litoral Norte, Formigueiro, na Região Central, São Francisco de Assis, na Fronteira Oeste, Dom Pedrito, na Campanha, e Tavares, no sul do Estado. 

- Ficou todo mundo apavorado com esse granizo. Na minha casa, quebrou vidro, telhado. Danificou o carro que estava na rua também - contou Áureo Terra Barbosa, 37 anos, morador de Tavares.

De acordo com a Defesa Civil, o granizo provocou destelhamento em algumas residências localizadas na região de Lajeado, no Vale do Taquari. Até a madrugada desta quarta-feira (19), a entidade não tinha o número de cidades e residências afetadas. 

Em Pantano Grande, uma carreta acabou tombando no acostamento da BR-290. O veículo estava buscando um local para parar em função da força da chuva, quando ocorreu o tombamento. Ninguém ficou ferido.  

A terça-feira (18) foi marcada por instabilidade em parte do território gaúcho. Ao longo do dia, houve registro de chuva na Região Metropolitana, na Fronteira Oeste e nas regiões central, noroeste e norte do RS. O maior acumulado foi medido em  Ibirubá, no noroeste gaúcho: 29,2 mm — volume que corresponde a cerca de 20% de toda a chuva esperada no mês de agosto no município. 

Previsão para os próximos dias

Nesta quarta-feira (19), o dia começa com tempo firme e predomínio de sol. Porém, à tarde, de acordo com a Somar Meteorologia, zonas de instabilidade na atmosfera provocam  aumento de nebulosidade na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral e nas regiões norte e sul do RS. Nessas áreas, há condições para pancadas fracas, isoladas e passageiras durante esse período. No restante do Estado, no entanto, o céu fica aberto, sem possibilidade de chuva.

Nesta quinta-feira (20), o tempo passa a ficar firme na maioria das regiões gaúchas. Ainda há condições para chuva (em forma de pancadas fracas e isoladas) apenas na Região Metropolitana, na Serra e no norte do RS. Nas demais áreas, o sol predomina.

O destaque fica por conta do frio, que volta a se intensificar. Segundo a Somar, há, inclusive, possibilidade de neve na Serra, especialmente em Cambará do Sul, São José dos Ausentes e proximidades— devido à associação entre a baixa temperatura e a umidade presente na região.  A mínima do dia está prevista para São José dos Ausentes e Antônio Prado, na Serra: 0°C. Na Capital, a variação térmica fica entre 6°C e 13°C. 

Postado por Paulo Marques

Fonte: Paulo Marques