Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Trânsito

CFC de Ijuí será primeiro do RS a aplicar provas teóricas online com examinador a distância

Modalidade foi permitida em portaria publicada pelo Detran-RS. Objetivo é diminuir fila de candidatos que aguardam pelos exames

CFC de Ijuí será primeiro do RS a aplicar provas teóricas online com examinador a distância
Reprodução/internet
  • 19/08/2020 - 06:30

Menos de duas semanas depois da publicação de portaria pelo Detran-RS, foi confirmado o primeiro Centro de Formação de Condutores (CFC) que poderá aplicar provas teóricas online para a carteira de habilitação no Rio Grande do Sul: o CFC Pizutti, localizado em Ijuí, no Noroeste. A confirmação foi feita pela autarquia após solicitação de GaúchaZH. 

A previsão é de que as primeiras provas sejam aplicadas até sexta-feira, com o atendimento de até 50 candidatos por semana. Conforme o Detran-RS, cerca de 150 alunos da região aguardam a realização do exame teórico neste CFC – sem o novo recurso, eles precisariam se deslocar até Santo Ângelo, onde estão localizadas as salas próprias da autarquia. 

Nesta modalidade, os candidatos vão até a sala e fazem a prova pelo computador. O examinador, no entanto, fica em casa, acompanhando o teste de maneira remota.

Assim, o objetivo é evitar deslocamentos, fazendo com que eles possam aplicar um número maior de provas por dia – a nova realidade e a necessidade de distância entre as pessoas fez o número de examinadores ser insuficiente para dar conta das provas, que já não podem mais ser feitas com salas cheias.

A portaria foi publicada no último dia 6 após teste feito em um CFC de Porto Alegre. Com a medida, o objetivo é diminuir a fila de aproximadamente 95 mil candidatos com processo de habilitação em andamento. Deste total, 40 mil aguardam provas teóricas, e 55 mil, práticas. Segundo o Detran-RS, não significa que todos estes queiram fazer os exames, mas sim que cumpriram as etapas necessárias para isso. 

O CFC Pizutti, de Ijuí, foi o primeiro a manifestar interesse e, por isso, poderá iniciar o processo. No total, cerca de 40 CFCs estão inscritos para adesão ao projeto, o que deve ocorrer gradativamente, de acordo com a estruturação do espaço, feita pelo Detran-RS e pela Procergs. 

Em sete cidades, a autarquia possui salas próprias para a aplicação de provas teóricas eletrônicas. Nestes casos, no entanto, há supervisão presencial do examinador. Este modelo está disponível em Alegrete, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Santo Ângelo.

Postado por Paulo Marques

Fonte: Gaúcha ZH