Ouça agora

RADIOINFORMAÇÃO

com ALEXANDRE DE SOUZA

Geral

Auxiliar de cozinha larga tudo e viaja pelo Brasil de bicicleta há três anos

  • 27/08/2020 - 20:20
Auxiliar de cozinha larga tudo e viaja pelo Brasil de bicicleta há três anos
Paulo Marques

Os pratos e os ingredientes ficaram para trás quando o auxiliar de cozinha Juliano Souza Costa deixou o restaurante onde trabalhava em dezembro de 2017 para pedalar 30 mil quilômetros, percorrendo diversos estados brasileiros. Juliano é natural de São Jerônimo e a primeira viagem foi de Porto Alegre a Florianópolis. A ideia era ficar alguns dias na capital catarinense e retornar para casa. Mas após um mês em Floripa, ele resolveu fazer uma segunda etapa da viagem e escolheu como destino o Uruguai. A partir daí passou a se aventurar de bike pelo Brasil para conhecer novos lugares e pessoas e assima já se passaram três anos.

Quando a pandemia de Covid-19 chegou, Juliano estava no Maranhão, no outro extremo do Brasil. A situação fez ele mudar os planos, que até então era seguir para outros estados do Norte e Nordeste. Como precaução ele decidiu regressar ao Rio Grande do Sul, evitando cidades mais populosas.

Juliano conta que carrega em cima da bicicleta, a batizada por ele de “Anita Garibaldi”, utensílios domésticos e ferramentas de primeira necessidade, além de roupas e água.

Ele conta que banca as viagens de bicicleta com dinheiro que junta trabalhando temporariamente em alguns dos locais pelos quais ele visita. Em Três de Maio, onde está a alguns dias visitando um amigo, ele conseguiu emprego como pintor. Antes de voltar para a cidade de origem, pretende conhecer Foz do Iguaçu no Paraná. Além disso, recebe ajuda de familiares e de alguns grupos de ciclismo.

- O lugar mais fascinante que conheci foi Minas Gerais. Um povo muito receptivo e amigo. Por onde você acaba encontrando pessoas que te ajudam – contou Juliano no estúdio da Colonial FM nesta quarta-feira (26/08).

Fonte: Redação