Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Saúde

Indicadores melhoram e todo o RS é classificado em bandeira laranja

Indicadores melhoram e todo o RS é classificado em bandeira laranja
Governo do Estado do RS
  • 25/09/2020 - 19:39

Desde junho, esta é a primeira vez em que nenhuma das 21 regiões do mapa do distanciamento controlado do Rio Grande do Sul está em bandeira vermelha. A classificação de bandeira laranja para risco epidemiológico médio foi anunciada nesta sexta-feira (25/09) em transmissão ao vivo feita pelas redes sociais pelo governador Eduardo Leite.

Entre os motivos do mapa estar todo em risco epidemiológico médio está a queda nos novos registros de hospitalizações por Covid-19. O índice de internações baixou 25% nas últimas semanas – de 1.016 para 793. Além disso, entre as duas últimas quintas-feiras, o número de óbitos causados pela doença reduziu 19%, de 338 para 273.

- A Covid ainda não passou. Mas é uma situação menos arriscada porque a população entendeu a importância de adotar os protocolos de segurança. É uma vitória coletiva - diz o governador.

Entre essas regiões, as que adotaram o sistema de cogestão e estabeleceram critérios para bandeira laranja podem ter protocolos menos restritivos ainda, equivalente à bandeira amarela. São elas Novo Hamburgo, Santa Cruz e Santa Maria. As demais precisam uma atualização no plano, porque só tinham habilitado protocolos de bandeira vermelha para laranja. Apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba ainda não aderiram ao sistema de cogestão.

Ainda assim, o estado receberá recursos de contestação da classificação até as 6h deste domingo (27). O mapa definitivo será divulgado na segunda-feira (28).

Fonte: Redação