Ouça agora

RADIOINFORMAÇÃO

com ALEXANDRE DE SOUZA

Eleições

Oito municípios da região Noroeste têm apenas um candidato a prefeito

  • 04/10/2020 - 20:03
  • Atualizado 04/10/2020 - 20:53
Oito municípios da região Noroeste têm apenas um candidato a prefeito
Tribunal Superior Eleitoral

Em oito municípios do Noroeste Gaúcho não haverá disputa nas Eleições Municipais 2020. Em Doutor Maurício Cardoso, Tuparendi, Porto Vera Cruz, Inhacorá, Mato Queimado, Catuípe, Entre-Ijuís, Coronel Barros, apenas um candidato se habilitou para o pleito.

Para que o candidato conquiste o cargo desejado, basta que ele vote em si mesmo: se o concorrente tiver um único voto, será o eleito. A regra vale mesmo que, em uma situação hipotética, 99% dos votos da cidade fossem brancos ou nulos:

— Como ele vai ser o único candidato, tendo um voto já é suficiente para se eleger. O que vale são os votos válidos. (Se ele mesmo votar nele) Está ganha a eleição — explica a assessora técnica dos Desembargadores Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marília Medeiros Piantá. 

O promotor Rodrigo López Zilio, coordenador do Gabinete Eleitoral do Ministério Público, entende que as candidaturas únicas não proporcionam chance para renovação na política, além de excluírem o eleitor:

— O eleitor, que é o elemento central da política e que tem o poder de renovar ou não seus representantes, fica privado disso. E há ainda outros efeitos, que é a colocação da democracia representativa em um grau ou nível inferior. A democracia é a participação popular, e eu vejo elementos para contraindicar este tipo de conduta. Se este município (com repetitivas candidaturas únicas) tem esta dificuldade, não deveria ser município — defende o especialista, também professor de Direito Eleitoral. 

Lista de municípios e os candidatos únicos

Catuípe

Candidato: Joelson Baroni (PDT)

Coronel Barros

Candidato: Edison Osvalto Arnt (DEM)

Doutor Maurício Cardoso

Candidato: Marino José Pollo (PP)

Entre-Ijuís

Candidato: José Paulo Meneghine (PT)

Inhacorá

Candidato: Everaldo Rolim (PTB)

Mato Queimado

Candidato: Joaquim Bourscheidt (MDB)

Porto Vera Cruz

Candidato: José Andrade de Matos (MDB)

Tuparendi

Candidato: Leonel Fernando Petry (PDT)

Fonte: Redação