Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES - Jornalista Reg. Prof. MTE-16408

Saúde

Bandas de baile esperam por anúncio de protocolos sanitários nesta segunda-feira

Bandas de baile esperam por anúncio de protocolos sanitários nesta segunda-feira
Banda Rota Luminosa/Divulgação
  • 18/10/2020 - 21:08

Na esteira da aprovação dos protocolos de segurança do segmento de festas infantis, ocorrida na quinta-feira (15/10), os profissionais dos clubes, bandas e casas de bailes do Rio Grande do Sul aguardam para esta segunda-feira (19/10), em reunião virtual com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a autorização para realizar um evento-teste em Canoas e começar a preparar a retomada gradual das atividades.

De acordo com um dos representantes do segmento, Laércio Jacoby, o grupo está esperançoso diante da possibilidade de também conseguir aprovar os protocolos sugeridos e, a partir daí, ter condições de marcar o baile que servirá para testá-los na prática. Com local já definido desde agosto, o Clube Tradição de Canoas, os empresários do setor querem simular um baile com apresentação de banda musical para mostrar que as mais de 300 casas de shows e 2 mil bandas em atuação no Estado têm condições de voltar a trabalhar e a receber clientes com responsabilidade e segurança.

- Estamos otimistas depois da liberação dos protocolos de festas infantis e aguardo do decreto. Temos expectativa de que o governo vá na mesma linha e possamos ter uma ótima notícia também. Vamos aguardar - afirma Jacoby.

Os protocolos propostos pelo segmento ao Palácio Piratini consideram a lotação de 50% de público e colaboradores para casas de eventos de cidades em bandeira laranja e de 75% para os estabelecimentos de municípios em bandeira amarela, a adoção de camarotes com mesas para pessoas de um mesmo grupo social e distanciamento adequado. Além disso, prevê sanitização, higienização de calçados e mãos, aferição de temperatura dos participantes e cuidados com a circulação de ar e uso de EPIs, a exemplo do que ocorreu nos dois eventos-teste realizados em Porto Alegre, em setembro, e o que foi aplicado no primeiro evento-teste com público, promovido neste final de semana, na capital gaúcha.

Fonte: Jornal do Comércio