Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ELISIANE LUDWIG

Saúde

Vacinação de crianças contra a pólio alcança 73% em Três de Maio

  • 23/10/2020 - 10:17
Vacinação de crianças contra a pólio alcança 73% em Três de Maio
Marcelo Camargo/Agência Brasil

As campanhas nacionais de multivacinação e de vacinação contra a poliomielite são ações separadas, que ocorrem ao mesmo tempo, e vão até o dia 30 de outubro. Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, crianças de até 5 anos de idade incompletos devem ser imunizadas contra a pólio e crianças e adolescentes de até 15 anos podem atualizar a caderneta de vacinação.

O Brasil tem o maior programa público de vacinação no mundo. As imunizações protegem contra cerca de 20 doenças. Neste ano, também passou a integrar o SUS a vacina Meningo ACWY, que protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Na campanha da pólio, a meta da secretaria é vacinar em Três de Maio cerca 1.045 crianças de 1 a 5 anos de idade incompletos com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP); 765 delas já foram imunizadas.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, enfermeira Tatiane Wächter, a cobertura vacinal está em 73%, mas a meta ideal é que ela alcance 95% para garantir proteção contra doenças como sarampo (que tem índice ideal de 95%), coqueluche, meningite e poliomielite.

Na Unidade Central as vacinas podem ser feitas de segunda à quinta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30 e às sextas-feiras das 7h30 às 11h e das 13h às 15h.

Além disso, as doses estão sendo oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) em um cronograma especial. Hoje na Unidade de Consolata pela manhã, na próxima segunda-feira, dia 26, na Unidade do bairro Santa Rita até das 13h às 19h, na terça-feira, dia 27, na Unidade do bairro Oriental no período da manhã, na quarta-feira, dia 28, na Unidade do distrito de Manchinha na parte da tarde e na sexta-feira, dia 30, na nova Unidade do bairro São Pedro na parte da manhã.

Fonte: Redação