Ouça agora

STUDIO 94

com JONATAN MAGUILA

Saúde

Região tem recurso aceito e retorna para a bandeira Laranja

Região tem recurso aceito e retorna para a bandeira Laranja
Site do Governo do Estado do RS
  • 03/11/2020 - 10:13

Apesar do aumento de casos de Covid-19, a região voltou a ficar com a cor laranja no mapa da 26ª rodada do Distanciamento Controlado.

O Gabinete de Crise do governo do Estado acolheu, ontem, o pedido de reconsideração enviado pela Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste, única classificada em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto) no mapa preliminar divulgado na sexta-feira (30/10). Os municípios da região aderiram ao sistema compartilhado e adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo.

Segundo o governo estadual, apesar do aumento de hospitalizações confirmadas por coronavírus na última semana aqui na região, o Gabinete de Crise aceitou o pedido porque a taxa de pacientes com Covid-19 na ocupação de leitos clínicos na região é baixa. Além disso, "a série histórica de ocupação de leitos apresenta aparente equilíbrio".

A vigência das bandeiras da 26ª rodada começou a partir da zero hora desta terça-feira e encerra às 23h59min da próxima segunda-feira, dia 9 de novembro.

A região está autorizada a retomar ou manter as atividades presenciais nas escolas. Vale lembrar que eventos de grande porte só podem ser retomados em municípios que autorizaram e que estão no processo de retomada escolar. A condição foi estabelecida como forma de definir prioridades na retomada de atividades.

Vale lembrar que o modelo do Distanciamento Controlado leva em consideração 11 indicadores de propagação do vírus e de capacidade hospitalar de cada região. Em algumas rodadas, alguns indicadores pioram, mas outros melhoram, e é isso que mantém a estabilidade que o Rio Grande do Sul tem visto refletida no mapa.

Fonte: Redação