Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

Geral

Focos de incêndio em vegetação seca preocupam Bombeiros de Três de Maio

  • 05/11/2020 - 11:16
  • Atualizado 05/11/2020 - 11:41
Focos de incêndio em vegetação seca preocupam Bombeiros de Três de Maio
Paulo Marques

A região de Três de Maio tem registrado nas últimas semanas diversos focos de incêndio devido ao tempo seco. Com a falta de chuvas regulares, a vegetação pega fogo com facilidade, principalmente a beira das rodovias, mas também têm se verificado incêndios em lavouras e matagais em praticamente toda a região.

O Comandante dos Bombeiros de Três de Maio, Tenente Evandro Schertz, alerta para o risco de os incêndios se alastrarem para residências e colocarem em risco a vida de moradores.

Segundo ele, as pessoas também devem evitar fazer fogueiras para queimar o lixo, pois as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas.

- Estamos vendo focos de incêndio em terras que ainda não tem plantação. Muitas vezes a pessoa está fazendo a limpeza do terreno e por descuido acaba jogando objetos com fagulhas. Se tiver um lixo não é recomendado queimar o mesmo por que há o risco de se perder o controle do fogo – alerta o comandante regional.

A orientação dos bombeiros também é evitar descuidos que podem causar incêndios, como jogar pontas de cigarros em locais inapropriados, pois elas além de poluir o ambiente podem causar incêndios.

O comandante chama a atenção para outro problema que se cria toda vez que os bombeiros de uma cidade são deslocados para combater um foco de incêndio em vegetação. Como este tipo de sinistro, geralmente, demora para ser controlado, as demais demandas ficam sem atendimento.

Isso aconteceu na terça-feira (03/10) quando a corporação de Três de Maio, levou 10 horas para controlar um incêndio na localidade de Mato Queimado em São José do Inhacorá, mesmo com o apoio da Prefeitura. Durante a ação, os bombeiros foram chamados para combater mais dois incêndios em vegetação. Para dar conta das ocorrências que aconteceram ao mesmo tempo, foi preciso mobilizar a equipe de bombeiros de Horizontina e chamar os profissionais que estavam de folga naquele dia.

Se avistar fumaça suspeita em vegetação rasteira ou matas, informe imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 para que o fogo possa ser extinto o quanto antes.

Fonte: Redação