Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

Agricultura

Chuva veio, mas ainda é insuficiente para o plantio da soja

  • 10/11/2020 - 11:20
Chuva veio, mas ainda é insuficiente para o plantio da soja

E a tão esperada chuva que os agricultores de Três de Maio e região esperavam voltou a cair ontem (09/11) na região, porém ainda em volume insuficiente para possibilitar o plantio da soja. Produtores relataram à Rádio Colonial pancadas de no máximo 10 milímetros, enquanto na maioria dos lugares foi de apenas 03 ou 05 milímetros.

Conforme a Emater, nas atuais condições climáticas seriam necessários, no mínimo, 30 milímetros, para que o solo fique esteja adequado para receber as sementes da oleaginosa. A combinação de fatores como temperatura elevada, umidade relativa do ar baixa e vento frio à noite tem sido desfavorável para a manutenção da umidade no solo. Assim, a evapotranspiração pode chegar a 7 milímetros por dia.

Em entrevista à Colonial FM, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá, Anísia Trevisan, disse hoje (10/11) que a entidade e a Defesa Civil estão fazendo o levantamento dos prejuízos financeiros causados pela estiagem. Para tanto, os agricultores devem enviar fotos para comprovar a situação de dificuldade que estão enfrentando, como da situação das lavouras, pastagens e da falta de água na propriedade pelo WhatsApp particular dela: 9 9641 1961.

Fonte: Redação