Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Agricultura

Ministra da Agricultura recebe demandas de entidades do setor agropecuário

Ministra da Agricultura recebe demandas de entidades do setor agropecuário
Reprodução
  • 24/11/2020 - 09:53

O Ministério da Agricultura anunciou ontem (23/11) que irá liberar via Programa de Vendas em Balcão (PRoVB), da Conab, cerca de 5 mil toneladas de milho para a região de Santa Rosa, uma das que mais sofre com a estiagem.

Esta foi a primeira resposta concreta dada pela ministra Tereza Cristina após receber a pauta da Fetag, Farsul, Fecoagro, Emater e Famurs com reivindicações para auxiliar os produtores que tiveram perdas totais nas lavouras implantadas em agosto, setembro e outubro.

No documento, as entidades solicitaram agilidade na emissão do Relatório de Comprovação de Perdas do Seguro Agrícola ao agente financeiro, permitindo a implantação de outra cultura na mesma gleba, criação de linha crédito para custeio de milho emergencial, sem impacto no risco bancário e no limite de crédito para que seja possível implantar outro empreendimento e o aumento do limite de consumo para bovino de leite de 60 kg/mês para 120 kg/mês no programa ProVB da Conab.

As entidades também querem a implementação do auxílio emergencial para os agricultores familiares, demanda encaminhada logo no início da pandemia, mas que foi negada pelo Governo Federal.

Na próxima semana, em outra reunião com a ministra, será apresentado um levantamento prévio da área em que há necessidade de replantio de milho. Pela estimativa da Fetag, cerca de 40% dos 240 mil hectares financiados pelo Pronaf na Safra 2020/2021 foram comprometidos pela seca.

Sobre a possibilidade de novo financiamento para replantio de áreas a ministra adiantou que é muito difícil mudar o Manual de Crédito Rural e as regras do Banco Central.

Fonte: Redação