Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Agricultura

Secretaria da Agricultura presta esclarecimentos sobre surtos de gafanhotos

  • 03/12/2020 - 09:35
  • Atualizado 03/12/2020 - 09:38
Secretaria da Agricultura presta esclarecimentos sobre surtos de gafanhotos
Universidade Federal de Pelotas

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural publicou ontem (02/12) nota técnica do Comitê de Emergência Fitossanitária, confirmando que as espécies de gafanhotos que estão agrupados em Santo Augusto e São Valério do Sul, normalmente, não são consideradas pragas de importância agrícola. Segundo o documento, as espécies identificadas são de um tipo de gafanhoto endêmico e que não tem hábitos migratórios.

O comitê é formado por membros da pasta, do Ministério da Agricultura, da Universidade Federal de Santa Maria, da Embrapa e da Emater.

Diz ainda que a ocorrência destes insetos é esperada, devido ao clima seco e à baixa precipitação acumulada nas últimas safras de verão.

Foi observado que a preferência de hospedagem das infestações está centrada nas áreas de mata nativa e vegetação espontânea. A prioridade dos técnicos da secretaria é constatar se há desequilíbrio nas populações naturais com possibilidade de danos às lavouras limítrofes aos focos.

Também há relatos de infestações em Bom Progresso e Coronel Bicaco.

A orientação do Comitê é para que produtores não tomem medidas preventivas frente às infestações, em função do risco de aumentar o desequilíbrio entre os inimigos naturais dessas espécies e agravar os danos futuramente. Havendo constatação de surtos, deve ser realizada comunicação através da rede de vigilância, pelo Whatsapp: (51) 8412 9961.

Fonte: Redação