Ouça agora

ESTAÇÃO 94,7

com JEFERSON PERCOSKI

Saúde

Unidade Dom Bosco abre mais cinco leitos de UTI para pacientes com Covid-19

  • 04/12/2020 - 10:26
Unidade Dom Bosco abre mais cinco leitos de UTI para pacientes com Covid-19
Assessoria de Imprensa do Hospital Vida & Saúde

A Unidade Regional Dom Bosco Especializada em Problemas Respiratórios e Covid-19, de Santa Rosa, conta mais 5 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo, aumentando para 30 o número de leitos disponíveis.

Os mesmos entraram em funcionamento no dia 1º de dezembro e são destinados exclusivamente para pacientes com Covi19 de Santa Rosa e região.

A articulação contou com o Consórcio Público Fronteira-Noroeste (Cofron), Associação dos Municípios da Fronteira-Noroeste (Amufron), Prefeitura de Santa Rosa, Fundação Municipal de Saúde e o Hospital Vida & Saúde.

A unidade registrou, na segunda-feira (30/11), 96% de ocupação nos leitos de UTI destinados para pacientes da Covid-19. Dos 25 leitos de UTI, 24 estavam ocupados.

A Secretaria Estadual da Saúde quer abrir 190 leitos pelo Sistema Único de Saúde focados em coronavírus. O processo deve ser concluído até o início de janeiro. A expansão é de cerca de 7% frente aos 2.538 mil leitos públicos e privados já existentes hoje.

No inverno, o Piratini já havia dobrado o número de vagas de UTI no sistema público — havia, antes da pandemia, 953 leitos intensivos pelo SUS e, após a expansão finalizada em janeiro de 2021, haverá cerca de 2 mil.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann diz que há crescimento exponencial do vírus em território gaúcho:

— A taxa de ocupação de leitos nunca esteve neste patamar. Temos 80,6% de ocupação de UTIs. Paralelo ao pico de ocupação de leitos de UTI por Covid, também temos pico de ocupação muito grande de pacientes em leitos de UTI não Covid.

Fonte: Redação