Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES - Jornalista Reg. Prof. MTE-16408

Economia

Pesquisa da Setrem mostra que consumidor vai priorizar roupas e calçados neste Natal

Pesquisa da Setrem mostra que consumidor vai priorizar roupas e calçados neste Natal
Reprodução/Internet
  • 09/12/2020 - 09:17

O curso de Administração da Setrem divulgou os resultados da pesquisa de comportamento de compra para o fim do ano de 2020. E a pandemia do novo coronavírus influenciou diretamente alguns resultados. Um item da pesquisa que chamou a atenção foi a fidelidade dos consumidores ao comércio local.

A pesquisa foi realizada pelos acadêmicos do 6º semestre, de 19 de outubro a 2 de novembro. Participaram 4.471 pessoas de 10 municípios da região: Alegria, Boa Vista do Buricá, Crissiumal, Doutor Maurício Cardoso, Horizontina, Independência, Santa Rosa, São José do Inhacorá, Três de Maio e São Martinho. O grau de confiança é de 90% e a margem de erro é de 6%.

- Devido à pandemia alteramos a técnica da coleta de dados. Nos anos anteriores foi utilizada a técnica de entrevista, onde os acadêmicos realizaram as perguntas presencialmente para a população. Este ano eles utilizaram a técnica tipo questionário, onde foram enviados os formulários no formato digital e também impressão em papel - explica o professor e coordenador da pesquisa, Jesildo Lima.

Com campanhas nas mídias sociais e apelo das entidades que representam os comerciantes, a população optou por valorizar o comércio das suas cidades. Mas, por outro lado, também aumentou o número de pessoas que compram pela internet, atingindo percentuais de 80% em alguns municípios.

Outro dado que vale destacar é a mudança dos produtos pretendidos neste fim de ano.

- Em anos de economia mais aquecida prevalece aqueles produtos como bebidas e chocolates, visando comemorações. Neste ano ficou evidenciado a intenção em produtos como roupas e calçados destinados ao uso no dia a dia - destaca Lima.

Para essas compras, as pessoas informaram que devem gastar entre R$ 50,00 e R$ 300,00. E os principais fatores de escolha de onde comprar continuam reforçando as variáveis de atendimento, acessibilidade ao local, preço e diversidade.

A pesquisa gerou relatórios individuais de cada um dos municípios e as informações estão à disposição das Associações Comerciais e Industriais (ACIs), Secretarias de Indústria e Comércio e empresas varejistas. Mais detalhes sobre a pesquisa podem ser obtidos pelo e-mail alexandrechapoval@setrem.com.br ou pelo fone (55) 3535-4610.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Setrem