Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

Saúde

Saiba quem é a primeira vacinada contra a Covid-19 no Brasil

  • 17/01/2021 - 17:16
  • Atualizado 17/01/2021 - 17:17
Saiba quem é a primeira vacinada contra a Covid-19 no Brasil

Após a aprovação do uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil. 

Diabética e hipertensa, a moradora de Itaquera, na zona Leste da capital paulista, se voluntariou para atuar na linha de frente contra a Covid-19 no Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

A vacina foi aplicada por Jéssica Pires de Camargo, 30 anos, enfermeira de Controle de Doenças e Mestre de Saúde Coletiva pela Santa Casa de São Paulo.

Em seguida, Mônica recebeu o selo simbólico com os dizeres “Estou vacinado pelo Butantan” e uma pulseira com a frase “Eu me vacinei”.

A enfermeira tem perfil de alto risco para complicações da Covid-19: é obesa, hipertensa e diabética. Mesmo assim, em maio, quando a pandemia atingia alguns de seus maiores picos, escolheu trabalhar no Emílio Ribas, mesmo ciente de que a unidade estaria no epicentro do combate à pandemia. Segundo ela, a vocação falou mais alto.

A profissional atuou como auxiliar de enfermagem durante 26 anos e resolveu fazer faculdade já mais adulta, e conseguiu o diploma de enfermeira aos 47 anos.

Corintiana, Mônica é viúva e mora com o filho Felipe, de 30 anos, conta que é minuciosa nos cuidados de higiene e distanciamento no trabalho e quando chega em casa.

Fonte: Redação