Horário sem programação!

Saúde

Enfermeira é a primeira pessoa vacinada contra o coronavírus em Três de Maio

Enfermeira é a primeira pessoa vacinada contra o coronavírus em Três de Maio
  • 20/01/2021 - 15:24
  • Atualizado 21/01/2021 - 06:53

A primeira das 360 doses de vacina contra a Covid-19 destinadas a Três de Maio foi aplicada na enfermeira Francieli Daiane da Silva, 33 anos. A profissional trabalha na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Vicente. A aplicação da primeira dose ocorreu pouco antes das 14h e coube a técnica de Enfermagem Amélia de Assunção Grudka da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

- Eu me sinto muito feliz ter sido escolhida para receber a primeira dose na cidade e poder representar todos os meus colegas. É uma esperança que seja o fim dessa pandemia com essas vacinas que estão chegando para todos  – afirma a enfermeira vacinada.

O ato ocorreu no auditório do hospital de Três de Maio com a presença do prefeito Marcos Corso, do vice-prefeito Josias Correa, da secretária municipal da Saúde Jacira Taborda, do presidente da Câmara de Vereadores Antônio de Oliveira e do diretor-executivo do São Vicente Igor Prestes.

O município recebeu 360 doses da Coronavac, vacinada desenvolvida pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Foram vacinados neste primeiro momento 90 profissionais que atuam na linha de frente, ou seja, na UTI, na Urgência/Emergência e no atendimento a pacientes na ala de leitos clínicos para Covid-19 do São Vicente.

Ainda hoje serão imunizados os idosos que vivem em instituições de longa permanência (asilos), bem com os profissionais destas casas.

Com o número bastante reduzido de doses disponíveis no Brasil neste primeiro momento da fase 1 do Plano Nacional de Imunização (6 milhões em todo o país, 340 mil no RS), a prioridade para receber as doses é dos profissionais da saúde da linha de frente, idosos que vivem em lares de longa permanência ou acima dos 75 anos e indígenas. Ainda não há vacinação aberta em postos de saúde para demais pessoas previstas nos grupos prioritários.

Fonte: Redação