Ouça agora

VOZ DO BRASIL

Economia

Sindilojas recomenda abertura do Comércio de Três de Maio na terça-feira de Carnaval

  • 04/02/2021 - 20:09
  • Atualizado 04/02/2021 - 20:49
Sindilojas recomenda abertura do Comércio de Três de Maio na terça-feira de Carnaval

O Sindilojas Três de Maio recomenda que o comércio do município mantenha suas atividades na terça-feira de Carnaval, 16 de fevereiro. Os lojistas, no entanto, devem observar o regramento previsto na Convenção Coletiva de Trabalho, que permite a mão de obra de funcionários mediante acordo coletivo firmado junto ao sindicato patronal e laboral.

A entidade lembra, ainda, que a data não configura feriado mas, devido às festividades tradicionais para o período, costuma receber tratamento de data especial. Além disso, em razão da pandemia e do cancelamento dos eventos carnavalescos, os estabelecimentos podem abrir normalmente.

Como Carnaval não é feriado, nem na segunda, nem na terça-feira, muito menos na quarta-feira de cinzas até o meio-dia. Com isso, o trabalho prestado nessas datas não requer o pagamento em dobro pelo empregador.

O que pode haver é o ponto facultativo decretado pelas prefeituras. Porém, neste caso só os funcionários públicos municipais ficam desobrigados de trabalhar neste dia. Também há casos de convenções específicas, como no caso dos bancários, que determina pontualmente que a classe não deve trabalhar nesta data específica.

Segundo o presidente do sindicato, Dilson Mireski, a entidade não tem poder para obrigar as empresas a abrirem ou não, cada empresa é livre para decidir o que é melhor para ela e seus colaboradores:

- Independente de a Prefeitura decretar ponto facultativo para os funcionários públicos municipais, estamos recomendando ao nossos associados que abram normalmente na terça-feira de Carnaval. Estamos fazendo um levantamento com os lojistas locais e já recebemos em torno de 50% das respostas. Quase 90% deles é favorável ao funcionamento do comércio no Carnaval – destacou Mireski.

A reportagem da Colonial entrou em contato com diversas prefeituras da região e somente as de Horizontina e Santa Rosa informaram que não vão decretar ponto facultativo no Carnaval deste ano.

 

Fonte: Redação