Ouça agora

VIOLA MINHA VIOLA

com JONATAN MAGUILA

Saúde

Pacientes mais jovens também já estão necessitando de internação por Covid-19 na região

Pacientes mais jovens também já estão necessitando de internação por Covid-19 na região
Hospital Vida & Saúde
  • 25/02/2021 - 11:04
  • Atualizado 25/02/2021 - 12:00

A diretora do Hospital Vida & Saúde Vanderli de Barros confirmou nesta manhã, em entrevista à Rádio Colonial, que “estamos vivendo o momento mais crítico desde o início da pandemia do novo coronavírus”. Se os casos e as internações continuarem crescendo na velocidade atual, o sistema de saúde da região corre o risco de entrar em colapso, pois não haverá vagas em leitos para atender a demanda.

Conforme Vanderli, no início desta manhã, a Unidade Dom Bosco, Especializada em Problemas Respiratórios e Covid-19, estava com 92% de ocupação dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados para pacientes do SUS.

Vanderli diz que preocupa também a mudança no perfil dos pacientes que estão necessitando de internação hospitalar. Ela têm observado o aumento de internações de pessoas mais jovens e que não tem comorbidades ou pertencentes aos grupos de risco.

- Nós já tivemos crianças internadas com complicações graves na UTI causadas por Covid-19. Estamos tendo, sim, um quadro de jovens e pessoas de meia idade internados na unidade clínica e alguns que complicaram e que também na UTI. Está modificando esse movimento, claro que a prevalência ainda é de idosos, que ainda complica um pouco mais, mas estamos vendo que está aumentando os casos de jovens – relata Vanderli.

A Fundação Municipal da Saúde (Fumssar) negocia a ampliação de mais cinco leitos. Vanderli contou que a preocupação aumenta porque pacientes de outras regiões do Estado já estão sendo transferidos para Santa Rosa devido à falta de leitos em seus municípios de origem.

Com o aumento das internações, o Vida & Saúde vai reforçar a equipe de profissionais com a implantação de mais uma escala médica de 12 horas. Para tanto, estão sendo feitos contatos com profissionais interessados em trabalhar na Unidade Dom Bosco. Os interessados em ajudar a instituição também podem procurar o hospital, de acordo com ela.

Vanderli pediu que as pessoas compreendam o momento que estávamos vivendo e obedeçam às recomendações das autoridades de saúde, sem ignorar a importância do uso de máscara e distanciamento social, pois a situação que já é crítica, pode se agravar muito rapidamente.

Fonte: Redação