Horário sem programação!

Esportes

Grêmio se despede do Brasileirão com derrota para o Bragantino

Claudinho marcou o gol da vitória da equipe paulista

  • 26/02/2021 - 05:20
Grêmio se despede do Brasileirão com derrota para o Bragantino
Lucas Uebel / Grêmio/Divulgação

O Grêmio encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro com derrota de 1 a 0 para o Bragantino na noite desta quinta-feira (25), no  Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O gol foi marcado pelo meia Claudinho, que acertou um bonito chute de fora da área aos 7 minutos do segundo tempo.
O Tricolor agora vai em busca do hexa da Copa do Brasil diante do Palmeiras. O primeiro jogo contra os paulistas ocorrerá já no próximo domingo, às 16h, na Arena. O título do torneio nacional servirá também para o clube garantir uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

Se não for campeão da Copa do Brasil, o Tricolor irá estrear na chamada pré-Libertadores três dias após o segundo jogo com o Palmeiras, marcado para 7 de março, diante do Ayacucho, do Peru, na Arena. A volta, em solo peruano, será na semana seguinte. 
Com Renato Portaluppi em Porto Alegre preparando os titulares para a final da Copa do Brasil, o Grêmio foi a campo no estádio Nabi Abi Chedid com alguns nomes que devem aparecer no decorrer da decisão contra o Palmeiras, casos dos atacantes Ferreira e Churín, do meia Thaciano e do volante Darlan. Para eles era uma grande oportunidade de mostrar serviço para a comissão técnica comandada pelo auxiliar Alexandre Mendes em Bragança Paulista.

Com maior entrosamento, o Bragantino tinha o objetivo de ficar com o nono lugar do Brasileirão para não precisar disputar as primeiras fases da Copa do Brasil e iniciou a partida tentando pressionar. Foram duas chegadas perigosas nos primeiros cinco minutos, mas em ambas os atacantes paulistas acabaram travados na hora do chute na área gremista. Depois, Ytalo cabeceou para defesa de Julio César.

O Tricolor respondeu apenas aos 15 em uma ação individual de Ferreira, que passou pela marcação de Aderlan e chutou para defesa de Cleiton. Ferreira foi o principal nome gremista ao longo da primeira etapa. Dos pés dele saíram duas das quatro finalizações gaúchas. O atacante ainda sofreu uma falta perigosa na entrada da área, que Pinares mandou por cima do gol.

Em um primeiro tempo que teve o ritmo baixo em sua maior parte, o Bragantino voltou a levar perigo na reta final. Aos 42, Claudinho mostrou por que é apontado por muitos como o grande jogador do Campeonato Brasileiro. Ele recebeu uma bola na entrada da área e acertou um belo chute que parou no travessão. Ainda antes do intervalo, Artur também arriscou de média distância para defesa de Julio César.

Como no início da primeira etapa, o Bragantino iniciou o segundo tempo tentando pressionar o Grêmio. Dessa vez, a iniciativa deu resultado. Aos 7 minutos após uma bela troca de passes, Claudinho tabelou com Ytalo e bateu cruzado para superar Julio César para abrir o placar com um belo gol.

A vitória do Fluminense sobre o Fortaleza no Maracanã já tornava impossível a classificação direta do Grêmio para a fase de grupos da Libertadores via Brasileirão. Mesmo assim, o Tricolor precisava ser mais agressivo no Nabi Abi Chedid para, pelo menos, não encerrar sua campanha com derrota. Aos 16, Alexandre Mendes fez uma mudança ofensiva com Isaque no lugar de Darlan. 

A troca fez o Grêmio melhorar na partida. Isaque deu maior movimentação ao setor ofensivo enquanto Pinares melhorou sua participação atuando mais recuado. O Tricolor passou então a rondar a área paulista. 

Faltou ao time gaúcho, porém, um maior poder de infiltração. A grande chance do empate veio aos 38 minutos em uma linda jogada que começou com Pinares. O chileno tocou para Ferreira, que passou por dois defensores dentro da área e chutou de bico, mas a bola caprichosamente passou raspando a trave direita. O jogo terminou mesmo definido pelo gol de Claudinho no começo do segundo tempo.

Postado por Paulo Marques

Fonte: GZH