Ouça agora

STUDIO 94

com JONATAN MAGUILA

Saúde

Três linhagens diferentes do novo coronavírus já foram identificadas na região

Três linhagens diferentes do novo coronavírus já foram identificadas na região
Reprodução
  • 27/02/2021 - 19:36

Pelo menos três linhagens novas do vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, circulam na região desde o ano passado. O B.1.1.314 foi identificado em Três de Maio, o B.1.1.119,em Santa Rosa e Giruá e o B.1.1.28 encontrado em Santa Rosa. 

O boletim genômico de número 2 foi divulgado nesta sexta-feira (26/02) pela Secretaria Estadual da Saúde, com dados ainda de 2020.

À medida que o vírus se espalha, ele pode sofrer muitas modificações genéticas. Dessas mutações podem surgir novas variantes, linhagens e cepas.

A mutação é uma mudança que ocorre de forma aleatória no material genético de todos os vírus. Essas alterações ocorrem com frequência e não necessariamente deixam o vírus mais forte ou mais transmissível. Por isso, pesquisadores acompanham o caminho das transmissões e fazem um mapeamento do material genético no decorrer da pandemia, uma forma de monitorar as versões que realmente merecem atenção.

O Laboratório Central do estado do Rio Grande do Sul já enviou pelo menos 250 amostras para a Rede Genômica da Fiocruz e foram identificadas mais de 17 linhagens diferentes. 

A avaliação detalhada da distribuição de diferentes linhagens em determinada região é fundamental para identificação de variações na transmissibilidade ou gravidade da doença, bem como para desenvolvimento de vacinas ou fármacos. Essas estratégias unem ciência e tecnologia a serviço da saúde da população.

Desde março de 2020 foram identificadas no Rio Grande do Sul 19 linhagens de SARS-CoV-2 circulantes. As linhagens mais frequentes no estado foram as mesmas também identificadas no restante do Brasil: B.1.1.33, B.1.1.28 e P.2.

Fonte: Redação