Ouça agora

ALVORADA MUSICAL

com PAULO MARQUES

Economia

Governo Bolsonaro começa a pagar o Auxílio Emergencial 2021

  • 06/04/2021 - 09:44
Governo Bolsonaro começa a pagar o Auxílio Emergencial 2021
Agência Brasil

Limitado a uma pessoa por família, o Auxílio Emergencial 2021 começou a ser pago na manhã desta terça-feira (06/04). Os primeiros contemplados são os nascidos em janeiro que recebiam o benefício em dezembro do ano passado.

Inicialmente, a Caixa Econômica Federal deposita o dinheiro na Conta Social Digital, seguindo o mesmo modelo feito em 2020, com escalonamento para evitar filas e aglomerações.

Desta forma, o cidadão não necessita ir às agências ou casas lotéricas. Ele pode resolver tudo pelo aplicativo ou pelos canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa Econômica Federal.

Na sexta-feira (09.04), recebem os aniversariantes de fevereiro, e no domingo (11.04) será a vez de quem nasceu em março.

O calendário da primeira parcela será finalizado no dia 30 deste mês.

Já o cronograma para saques tem início em 4 de maio para os nascidos em janeiro e vai até 4 de junho para quem faz aniversário em dezembro.

Para beneficiários do Bolsa Família, nada muda. Eles receberão os repasses de acordo com o calendário habitual do programa, que em abril tem início no dia 16. O governo federal verifica se o trabalhador cumpre as regras para receber o benefício e se o valor do Bolsa Família é menor do que o Auxílio Emergencial.

Os trabalhadores podem conferir se têm direito a receber o benefício pelo site www.cidadania.gov.br/auxilio.

Caso o cidadão tenha o cadastro negado e entenda que atende aos critérios de elegibilidade, ele tem dez dias, a partir da última sexta-feira (02/04), para contestar a decisão, clicando na opção que aparece no Portal de Consultas.

O ministério oferece atendimento telefônico pelo número 121 e pela Ouvidoria por meio de formulário eletrônico.

Fonte: Redação