Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Saúde

Ministro da Saúde diz que vacinação dos grupos prioritários deve ser concluída em setembro

Ministro da Saúde diz que vacinação dos grupos prioritários deve ser concluída em setembro
Marcelo Camargo/Agência Brasil
  • 21/04/2021 - 22:08

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou nesta quarta-feira (21), em coletiva de imprensa, que o Brasil deve concluir a imunização contra a covid-19 dos grupos prioritários somente em setembro. Esse público reúne idosos, profissionais da saúde, portadores de comorbidades, forças de segurança, professores, entre outros, e soma 77,2 milhões de pessoas, ou 36% da população. As informações são do site GZH.

A previsão anterior, dada pelo então ministro Eduardo Pazuello em março, era finalizar em maio a vacinação do grupo prioritário. 

Queiroga credita o atraso de quatro meses na previsão à demora das entregas dos laboratórios produtores das vacinas e à frustração do calendário proposto pelas empresas. Até agora, 24,8 milhões de habitantes foram vacinados com a primeira dose e 9 milhões com a segunda dose no país.  

— O calendário é sujeito às entregas. Primeiro, a Covax Facility, iniciativa da Organização Mundial da Saúde, que é referida com padrão de excelência. A Covax não nos entregou o que foi acordado. Há também uma carência de outros insumos, não é uma questão do Brasil, é uma questão mundial. Não ter atingido a meta se deve a esses aspectos, aos aspectos regulatórios. O Ministério da Saúde não vai colocar vacinas que não forem aprovadas pela Anvisa, é uma questão legal — explicou Queiroga aos jornalistas, salientando que, mesmo com o atraso, o Brasil é o quinto país que mais vacina.  

Fonte: Redação