Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Saúde

Confirmado primeiro caso de febre chikungunya em Três de Maio

Confirmado primeiro caso de  febre chikungunya  em Três de Maio
Rodrigo Méxas e Raquel Portugal/Fundação Oswaldo Cruz/Divulgação
  • 14/05/2021 - 17:49
  • Atualizado 14/05/2021 - 19:52

Na tarde desta sexta-feira (14/05), o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen-RS) confirmou o primeiro caso de febre chikungunya em Três de Maio.

Conforme a Vigilância Epidemiológica do município, o caso confirmado é importado, pois o paciente esteve recentemente em São Nicolau, onde há um surto da doença para tratamento de saúde de um familiar, que estava infectado, e acabou sendo picado pelo mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria de Saúde informa que realizou todas as medidas de bloqueio de transmissão e que o apoio da comunidade é fundamental para auxiliar na eliminação de possíveis criadouros do mosquito, que além da febre chikungunya, transmite dengue e zika vírus.

Entre os principais sintomas da febre chikungunya estão febre repentina acima de 38,5 graus e dores intensas nas articulações, podendo também causar dor de cabeça, dor muscular e manchas vermelhas na pele. Os pacientes podem sentir esses males de dois a 12 dias após terem sido picados pelo mosquito. Diferente da dengue, essa doença não traz risco de morte ao paciente.

Sinais e sintomas do chikungunya
Febre
Dor nas articulações
Dor de cabeça
Fadiga
Erupções na pele 

 

 

Fonte: Redação