Ouça agora

ALMA E QUERÊNCIA

com PAULO MARQUES - Jornalista Reg. Prof. MTE-16408

Saúde

População gaúcha adulta deve ser vacinada com ao menos uma dose até setembro

População gaúcha adulta deve ser vacinada com ao menos uma dose até setembro
Cristine Rochol/Governo do RS
  • 04/06/2021 - 19:38

Cálculos feitos pela Secretaria Estadual da Saúde a partir de projeções do envio de remessas de vacinas contra a Covid-19 anunciadas pelo Ministério da Saúde indicam que será possível, até setembro, imunizar todos os integrantes dos grupos de maior vulnerabilidade e dos trabalhadores da educação e ainda vacinar, com a primeira dose, até o público dos 18 anos. Até dezembro, a previsão é completar, com a segunda dose (D2), o esquema vacinal de todos os imunizados.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite destacou a boa notícia.

- Temos, sim, a perspectiva de poder vacinar toda a população adulta do RS até o final do mês de setembro com a primeira dose. O RS é o Estado que mais vacina sua população. Estamos sempre no topo do ranking e somos o Estado que tem maior percentual da população com as duas doses da vacina. Essa é uma corrida em que todos ganham, e no Rio Grande do Sul, vamos continuar trabalhando para proteger sempre a nossa população - enfatiza Leite. 

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o governo tem expectativa de que o Ministério da Saúde seja regular no envio das remessas e cumpra o calendário anunciado.

- Estamos mobilizados para continuar na distribuição ágil de todas as remessas, e os municípios seguem comprometidos de que não podemos deixar doses paradas nos postos, dinâmica que nos permite estar sempre no topo do ranking da vacinação no país. É fundamental que possamos cumprir esse cronograma para protegermos a população - afirma Arita Bergmann.

Para o presidente do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde (Cosems/RS), Maicon Lemos, o avanço da imunização no Estado será capaz de reduzir os casos graves da doença e impactar nas taxas de ocupação de leitos de UTI e enfermaria da rede de saúde, que atingem índices preocupantes.

- Se garantidas as entregas de vacinas, os municípios gaúchos estão prontos para continuar imunizando em ritmo acelerado - afirma Lemos.

 

Calendário de vacinação contra a Covid

Junho

- 100% do grupo de maior vulnerabilidade

- 100% dos trabalhadores em educação

- 1ª dose para adultos entre 50 e 59 anos

Julho

- 1ª dose para adultos entre 40 e 49 anos

Agosto

- 1ª dose para adultos entre 30 e 39 anos

Setembro

- 1ª dose para adultos entre 18 e 29 anos

Fonte: Governo do RS