Ouça agora

REDE GAÚCHA SAT

com REDE GAÚCHA SAT

Educação

Faculdade de Agronomia da Setrem e Dubai Alimentos firmam parceria técnica para pesquisas em aveia

  • 08/07/2021 - 16:06
Faculdade de Agronomia da Setrem e Dubai Alimentos firmam parceria técnica para pesquisas em aveia
ASCOM/SETREM

A Faculdade de Agronomia da Setrem realiza pesquisas com a cultura de aveia há mais de 20 anos e, em 2021, dá um passo significativo para o incentivo desta cultura tão importante nos sistemas produtivos dos agricultores da região a partir da parceria técnica com a Dubai Alimentos, de Ijuí, indústria de transformação que tem grande demanda para a cultura.

 

A parceria técnica visa o desenvolvimento de pesquisas visando a qualidade de grãos para a indústria de alimentos. Esse escopo de pesquisa tende a suprir uma demanda dos agricultores por mercado para o cereal como fonte de renda direta, já que até então é utilizado, em maior medida, para cobertura de solos e alimentação animal.

 

O que se busca é a identificação de cultivares mais apropriadas para o uso na indústria de alimentos, a qual, atualmente, possui grande demanda do cereal com qualidade adequada para essa finalidade. O fruto dessa parceria deve gerar mais uma alternativa de renda para os agricultores além de qualificar tecnicamente os seus sistemas produtivos com melhorias nas condições de solos, constituindo-se o cultivo da aveia uma excelente alternativa para a rotação de culturas.

 

Esse contrato de parceria técnica, além de proporcionar significativos avanços na pesquisa sobre a cultura, também vai proporcionar o envolvimento de acadêmicos no desenvolvimento das mesmas, qualificando a sua formação profissional. Isso será possível, pois a parceria prevê o custeio, pela Dubai Alimentos, de três bolsas de iniciação científica que serão destinadas para acadêmicos da Faculdade de Agronomia da Setrem.

 

É importante ressaltar que essa ação faz parte de uma parceria mais ampla que firmam entre si a Faculdade de Agronomia da Setrem, Dubai Alimentos, AREDE (Santa Rosa) e a empresa BMF Orgânicos (Três Passos) para o fomento e pesquisas em cultivo orgânico de aveia para a indústria de alimentos. Esse é um mercado em crescimento e uma importante estratégia para os agricultores da região.

Fonte: ASCOM/SETREM