Ouça agora

SÁBADO EM FESTA

com JEVERSON MARTINS

Saúde

Inauguração do CER II reúne autoridades e lideranças na Apae de Três de Maio

  • 25/11/2021 - 16:40
Inauguração do CER II reúne autoridades e lideranças na Apae de Três de Maio
Jaqueline Preripolli

O dia 19 de novembro ficará marcado na memória de todos que fazem parte da família apaeana. Foi nesta data que ocorreu a solenidade de inauguração da ampliação do pavilhão que acolhe os serviços do Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II).

O ato, que iniciou em frente à Apae, foi abrilhantado pela Banda Municipal Carlos Gomes, de Ijuí, e contou com a presença de uma comitiva da Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, capitaneada pelo presidente Afonso Tochetto, pelo coordenador de comunicação Paulo Bogado e pela coordenadora de saúde Fernanda Girardi. O diretor de divulgação do Trilegal Tchê, Salim Iessim, e a repórter Miriã Possani, da capital gaúcha, também estiveram no evento.

Dentre as lideranças políticas presentes, destaque para o senador gaúcho Luis Carlos Heinze, o deputado federal Pedro Westphalen, os deputados estaduais Ernani Polo e Aloísio Classmann, o prefeito de Três de Maio, Marcos Corso, e o presidente da Câmara de Vereadores local, Antonio de Oliveira.

Assessores de deputados estaduais, integrantes da diretoria apaeana, ex-presidentes e representantes das 14 Apaes integrantes do 3º Conselho Regional das Apaes, prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de saúde de 20 municípios da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, secretários municipais e vereadores locais, ex-prefeitos locais, presidentes de cooperativas, gerentes de instituições bancárias e representantes de entidades, clubes de serviços, empresas parceiras, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e imprensa integraram os convidados.

- Este momento nos convida a refletir e avaliar a trajetória de 52 anos da Apae. Nos mais de dois mil metros quadrados de área construída, atendemos atualmente 234 alunos e usuários com deficiência intelectual e múltipla e/ou autismo e suas famílias, de Três de Maio e São José do Inhacorá, nas áreas de educação, saúde e assistência social, somos sede do 3º Conselho Regional das Apaes e também nos tornamos referência para 20 municípios da região com a instalação do CER II - salientou o vice-presidente da Apae, Paulo Camargo.

Ele revelou que a ampliação dos serviços prestados, via Sistema Único de Saúde (SUS), no qual a Apae é credenciada desde 2005, foi uma mudança muito grande e que exigiu significativo esforço e dedicação de diversas frentes, tanto para ser referência de forma qualificada quanto para as adequações físicas e aquisição de equipamentos e materiais necessários. “Nada disso seria possível sem as parcerias das instâncias municipal, estadual e federal, públicas e privadas. E é com todos vocês que estão aqui hoje conosco, celebrando esta conquista, que dividimos nossa felicidade e nossa gratidão.”

As autoridades e lideranças foram convidadas para o ato de descerramento da fita inaugural e após seguiram em visitação às instalações do CER II. Depois, os convidados foram à AABB, onde ocorreram os pronunciamentos e o almoço.

O presidente da Apae de Três de Maio, Vilson Foletto, agradeceu a presença dos convidados e destacou o trabalho voluntário que vem sendo
realizado na Apae.

- Há 52 anos teve início as atividades da nossa querida Apae. Os idealizadores da época jamais imaginariam que chegaríamos nesta escala de crescimento. Muitas pessoas passaram por aqui, todas interessadas na coletividade, sempre pensando no bem-estar dos nossos alunos, desenvolvendo um trabalho com seriedade e transparência, ao qual estamos dando sequência, por meio de um planejamento.

Ele destacou que o credenciamento da Apae para o CER II só ocorreu devido a interferência do deputado federal Osmar Terra, na época ministro da Cidadania.

- Ele conhece profundamente nosso trabalho, e com um empenho incansável, nos deu um voto de credibilidade.”

CER II já realizou mais de quatro mil atendimentos desde o início das atividades

O Centro Especializado em Reabilitação Auditiva e Intelectual (CER II) da Apae de Três de Maio foi credenciado junto ao Ministério da Saúde em abril de 2019 e entrou em funcionamento em maio daquele ano. Tendo em vista a crescente demanda de serviços, se fizeram necessárias a reforma, ampliação e adequação dos espaços físicos para melhor comportar os atendimentos.

As obras, iniciadas em janeiro de 2020, contemplaram a edificação do segundo piso do Bloco 2 – primeiro prédio construído da Apae, em 1978, que teve projeto voluntário do engenheiro civil João Antônio Casali.

Sete meses depois, em agosto, as novas instalações, que contam com mais de 300 metros quadrados de área construída – tendo como responsável o arquiteto Jorge Augusto Ramos Cassol, também de forma voluntária –, já estavam sendo utilizadas.

O presidente Foletto revela que foram investidos na obra em torno de R$ 800 mil, sendo recursos próprios, oriundos das diversas ações e campanhas realizadas pela instituição ao longo dos últimos anos, por meio de projetos, doações espontâneas e anônimas.

No CER II são realizados serviços como teste da orelhinha e teste da linguinha, exames auditivos e protetização auditiva, via SUS, atendendo pacientes de 20 municípios da região (Alecrim, Alegria, Boa Vista do Buricá, Cândido Godói, Doutor Maurício Cardoso, Giruá, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Novo Machado, Porto Lucena, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Senador Salgado Filho, Três de Maio, Tucunduva, Tuparendi, Campina das Missões, Porto Mauá e Porto Vera Cruz).

De acordo com o coordenador do CER II, assistente social Leandro Steiger, desde o início das atividades, no Serviço de Audiologia já foram realizados mais de quatro mil atendimentos, sendo entregues mais de mil aparelhos. Na reabilitação intelectual, a média é de 1.740 atendimentos por mês.

Por Jaqueline Peribolli/Assessora de Imprensa da Apae de Três de Maio

Fonte: Redação