Horário sem programação!

Educação

Caravana do Cpers denuncia escolas estaduais sem luz, salas interditadas e problemas estruturais

  • 02/12/2021 - 22:56
Caravana do Cpers denuncia escolas estaduais sem luz, salas interditadas e problemas estruturais
Reprodução/Cpers

Durante três semanas, entre os dias 11 e 26 de novembro, o Cpers esteve na estrada com a Caravana da Educação, que apurou as condições materiais e humanas das escolas estaduais e mobilizou a categoria para a luta por respeito e valorização. Na manhã desta quinta-feira (02/12), os dados foram apresentados em Coletiva de Imprensa, realizada na sede do sindicato.

O sindicato que representa professores e servidores da rede estadual percorreu 186 das 2.376 instituições estaduais em 60 municípios, totalizando 17.800 quilômetros percorridos.

Segundo o sindicato, 58 estabelecimentos visitados apresentaram problemas graves e, ao mesmo tempo, falta de pessoal; 21 registraram falta de educadores e, em 12, foram encontrados problemas de infiltração. Foram visitadas 186 escolas em 60 municípios, entre os dias 11 e 26 de novembro, na iniciativa intitulada Caravana da Educação.

- Se fossemos visitar todas as escolas, com certeza encontraríamos o mesmo cenário de abandono. Entre o sucateamento das instituições e o corte de direitos e arrocho salarial dos educadores, quem perde com este projeto de desmonte são as famílias gaúchas, os contribuintes que têm direito de acessar um serviço público de qualidade - declara.

Também consta na publicação a situação de 13 escolas com problemas na rede elétrica, cinco sem luz e uma sem água. Além disso, o Cpers apontou oito instituições com prédios ou pavilhões interditados, sete escolas com problemas em muros, seis com telhado quebrado e oito com salas de aulas interditadas, por alguma razão.

Números do dossiê elaborado pelo Cpers
17,8 km percorridos
60 cidades visitadas
186 escolas visitadas
58 das escolas visitadas com problemas estruturais graves ou de recursos humanos
21 escolas com falta de educadores
12 escolas com problemas de infiltração 
13 escolas com problemas na rede elétrica
5 escolas sem luz
1 escola sem água
8 escolas com prédios ou pavilhões interditados
7 escolas com muro desmoronando ou já desabado
6 escolas com telhado quebrado
8 escolas com salas de aulas interditadas

Fonte: Redação