Ouça agora

FOGO DE CHÃO

com JEFERSON PERCOSKI

Educação

Pais aprovam implantação de modelo cívico-militar na Escola Caminhos Inovadores

  • 10/12/2021 - 00:48
Pais aprovam implantação de modelo cívico-militar na Escola Caminhos Inovadores
Reprodução

Os pais e responsáveis pelos alunos do Centro Municipal de Educação Integral (CMEI) Caminhos Inovadores aprovaram por unanimidade, dos presentes, a implantação de uma escola cívico-militar no antigo Ciep Glória Veronese, que recentemente foi municipalizado. O município já assinou um Termo de Interesse na Secretaria Estadual da Educação e a expectativa é que o programa seja implementado já a partir do próximo ano.

Após o aval da comunidade escolar, a secretária municipal da Educação, Vera Kühler, explica que o próximo passo é encaminhar a documentação exigida para a adesão ao programa. A pasta tem até o dia 15 para fazer isso.

Em entrevista à Rádio Colonial, ela disse que as escolas militares aliam projeto pedagógico com atitudes e valores, o que tende a melhorar a disciplina e até o desempenho dos alunos como cidadãos responsáveis.

- Nós tomamos a iniciativa de propor o modelo, mas quem decide são os pais e os alunos. Não estamos impondo nada – afirmou.

O modelo cívico-militar é diferente do modelo das escolas militares mantidas pelas Forças Armadas. De acordo com o MEC, as Secretarias estaduais de Educação continuariam responsáveis pelos currículos escolares e caberia aos militares a atuação como monitores na gestão educacional.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, e visa melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas, se baseando no alto nível dos colégios militares, com um conjunto de ações pedagógicas e administrativas que primam pela busca da disciplina, patriotismo e respeito aos professores.

Fonte: Redação