Ouça agora

BAÚ DA 94

com ALEXANDRE DE SOUZA

Clima

Modelo meteorológico dos EUA indica calor de quase 50ºC no RS na próxima semana

Modelo meteorológico dos EUA indica calor de quase 50ºC no RS na próxima semana
Reprodução
  • 07/01/2022 - 19:29
  • Atualizado 07/01/2022 - 21:57

O Rio Grande do Sul poderá registrar um calor histórico e até então inimaginável no fim da próxima semana. Segundo a MetSul Meteorologia, o modelo meteorológico americano GFS projeta máximas perto de 50ºC no Rio Grande do Sul, Centro da Argentina e no Uruguai. Seria um recorde nacional. 

O motivo do calorão é que uma massa de ar seco e quente vai ganhar força pelo Estado. Saindo da Argentina, o fenômeno entrará no Rio Grande do Sul pela Fronteira Oeste, atingindo principalmente as regiões Oeste e Noroeste. 

De acordo com a MetSul, modelo é uma ferramenta da previsão do tempo, com dado bruto, e não a previsão do tempo final, feita por meteorologista. A empresa de meteorologia explica ainda que o modelo meteorológico representa um conjunto de projeções feitas por supercomputadores que processam bilhões de cálculos a partir de equações matemáticas, realizadas cada número de determinado de horas a partir de observações meteorológicas do mundo inteiro por satélites, estações de superfície e da atmosfera e sondagens realizadas por balões meteorológicos. 

Nesse cenário, é preciso estar atento aos riscos para a saúde e também aos riscos ambientais. É preciso tomar muita água, evitar o sol principalmente na parte da tarde e não dispensar o filtro solar. O ar deve ficar seco e atingir níveis de atenção nas horas mais quentes do dia, abaixo dos 30% — segundo a OMS, o ideal para a saúde humana é 60%.

Fonte: Redação