Ouça agora

MUSICAL 94,7

Saúde

Ar-condicionado pode agravar problemas respiratórios

  • 24/01/2022 - 19:37
Ar-condicionado pode agravar problemas respiratórios

Com o calor intenso que está fazendo neste Verão é impossível chegar em casa e não ligar o ar-condicionado. Mas especialistas alertam: usar o aparelho pode causar danos à saúde, como dor de garganta e congestão nasal, além de poder agravar outros problemas como asma, rinite alérgica e demais doenças respiratórias. Por isso, é importante ficar atento à temperatura ideal, à manutenção e à limpeza dos aparelhos.

Algumas pessoas têm problemas na garganta durante o verão por causa do uso do ar condicionado, principalmente aquelas que têm algum tipo de obstrução nasal crônica e respiram pela boca.

Para evitar o resfriamento intenso e a diminuição excessiva da umidade, os especialistas recomendam que a temperatura do ar-condicionado deixe o ambiente agradável — e não frio. Assim, mesmo que a temperatura externa esteja 39°C, a orientação é que o aparelho seja regulado entre 22°C e 25°C.  

Um aparelho de ar-condicionado sem a manutenção e limpeza de filtro adequados pode acumular partículas e microrganismos, como bactérias e fungos, que podem ser nocivos à saúde. 

Para controlar a umidade no ambiente, é possível colocar uma bacia de água no quarto onde a pessoa vai passar algumas horas utilizando o ar. 

 

Fonte: Redação