Horário sem programação!

Agricultura

Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil

  • 01/03/2022 - 20:03
Rússia é o principal fornecedor de fertilizantes para o Brasil
Divulgação

Apesar de grande exportador de commodities agrícolas - como a soja -, o Brasil depende de outros países para tratar o solo com fertilizantes. Cerca de 70% do insumo usado nas lavouras brasileiras vem do exterior e a Rússia é a principal fornecedora. As informações são do site g1.

Cerca de 23% dos adubos ou fertilizantes químicos importados em 2021 vieram da Rússia, aponta o levantamento do Comex Stat, do Ministério da Economia.

Cada cultura necessita de um fertilizante diferente para se desenvolver, dependendo de quais nutrientes precisa. A soja, por exemplo, exige muito fósforo e potássio, já o milho requer os nitrogenados.

O governo federal em novembro de 2021 já estudava lançar o Plano Nacional dos Fertilizantes. Ele tem por objetivo diminuir a dependência externa, por meio de implementação de propostas legislativas para facilitar a produção do item no país.

O debate de retomar as fábricas brasileiras de fertilizantes voltou perante ao cenário de crise do insumo e tem dois lados interessantes a serem considerados, diz o presidente da associação que reúne os fabricantes CropLife Brasil, Christian Lohbaue

Fonte: Redação