Horário sem programação!

Geral

Abertura oficial da Fenasoja 2022 contou com a presença do Vice-Presidente e do Governador

General Hamilton Mourão e Delegado Ranolfo Vieira Júnior foram algumas das autoridades que prestigiaram o ato

  • 30/04/2022 - 19:08
  • Atualizado 30/04/2022 - 19:14
Abertura oficial da Fenasoja 2022 contou com a presença do Vice-Presidente e do Governador
Assessoria de Imprensa

Com a presença de autoridades nacionais, a Fenasoja 2022 teve sua abertura oficial realizada na manhã deste sábado (30), na Arena Via Certa, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa. O ato contou com a presença do vice-presidente da República, General Hamilton Mourão e do Governador do Estado, Ranolfo Vieira Junior, além de senadores, deputados federais e estaduais e autoridades regionais e locais.

Na fala de abertura, o presidente da Fenasoja 2022, Elias Dallalba destacou a história da Feira, que conta com 23 edições, 22 presidentes e 56 anos de história. Dallalba apontou a importância da agricultura no desenvolvimento da região: "Aqui nesta terra produzimos 60% de todas as colheitadeiras fabricadas no Brasil, a nossa região é a maior bacia leiteira do Rio Grande do Sul, somos o segundo maior produtor de suíno do Estado. E neste momento estamos escrevendo uma nova história: somos a primeira região do Brasil a plantar canola", frisou.

Em sua manifestação, o prefeito Anderson Mantei falou sobre o trabalho dos 600 voluntários que trabalharam na consolidação do evento durante os últimos quatro anos, ressaltando o progresso da Feira e do Município ao longo dos últimos anos. 

"Estou sentindo que efetivamente é a Fenasoja da retomada!", iniciou o Governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, em sua fala. "O agronegócio responde por 40% do PIB gaúcho e a cadeia produtiva da cultura da soja compõe 50% disto", declarou ainda sobre a importância da Feira e do cultivo da soja para a economia do Estado. O Governador também abordou a necessidade de medidas estruturantes no enfrentamento à estiagem e fez referência ao Gabinete do Governo Estadual montado na Feira, o que classificou como um fato que "vai para a história deste município". 

Também fez uso da palavra, o senador Lasier Martins, ressaltando a importância da aprovação no Senado do título de "Berço Nacional da Soja" para o município de Santa Rosa. "Uma cidade que prospera e que se torna projeção nacional pela importância do seu título. Esta feira que hoje inicia está confirmando e fazendo jus a esse título que fica para sempre", ressaltou.

Finalizando o ato de abertura, o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, parabenizou a organização da Feira e falou sobre as dificuldades enfrentadas no país em função da COVID e dos conflitos internacionais. Mourão destacou que ao longo deste período, o agronegócio não parou:  "É a locomotiva que puxou o nosso país e impediu que houvesse uma queda significativa do nosso Produto Interno Bruto. Independente das condições que estavam ocorrendo, homens e mulheres que trabalham no campo continuaram arregaçando suas mangas e fazendo avançar a nossa produtividade", declarou.

Com início na última quinta-feira (28), a Feira tem atraído visitantes de todo o Estado. A Fenasoja 2022 segue até o dia 08 de maio, com uma ampla programação de shows, atividades culturais, gastronômicas, exposições e oportunidades de negócio. 

Postado por Paulo Marques

Fonte: Assessoria de Imprensa