Ouça agora

FOGO DE CHÃO

com JEFERSON PERCOSKI

Geral

Três de Maio vacina contra Covid, gripe e sarampo no sábado

  • 12/05/2022 - 21:20
Três de Maio vacina contra Covid, gripe e sarampo no sábado
Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

Três de Maio terá vacinação simultânea contra a Covid-19, gripe e sarampo no sábado (14/05). As doses relativas as três campanhas estarão disponíveis na Unidade Central de Saúde das 8h às 15h.

A vacinação contra o sarampo será para crianças de seis meses até menores de cinco anos.  A vacina que protege contra a doença é a tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola. No Calendário Nacional de Vacinação, a vacina está disponível para pessoas de 12 meses a 59 anos de idade, sendo recomendadas duas doses até 29 anos e uma dose de 30 a 50 anos, em pessoas não vacinadas.

A primeira e a segunda dois da vacina contra a Covid-19 será aplicada em crianças de cinco a 11 anos de idade.

Já a vacina contra a gripe é destinada aos trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses até menores de cinco anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da Educação; pessoas com comorbidades ou deficiência; Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. 

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

A vacinação será realizada por ordem de chegada e mediante a apresentação do CPF e da caderneta de vacinação. As crianças deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, os quais deverão apresentar o Cartão SUS.

Fonte: Redação