Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Agricultura

Secretaria Estadual da Agricultura conduzirá inquérito inédito sobre saúde das abelhas

Secretaria Estadual da Agricultura conduzirá inquérito inédito sobre saúde das abelhas
Foto: André Witt/Governo do RS
  • 07/04/2023 - 20:06

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) inicia, na próxima semana, um projeto inédito no país. Trata-se de um inquérito para determinar a prevalência e os fatores de risco do ácaro Varroa destructor em colmeias de abelhas (Apis mellifera) no Rio Grande do Sul, além de uma vigilância ativa para o pequeno besouro das colmeias (Aethina tumida). A pesquisa, com previsão de duração até o final de maio, estipula visita a 375 propriedades, localizadas em 97 municípios do Estado. As amostras coletadas serão compostas por 200 abelhas por colmeia, que serão analisadas no Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (CEPVDF).

Na terça-feira (04/04), no CEPVDF, foi realizado um treinamento teórico-prático dos 35 servidores da Seapi que irão compor as 15 equipes destacadas para ir a campo a fim de aplicar o inquérito. A capacitação foi conduzida pelos coordenadores do Programa Estadual de Sanidade Apícola da Seapi, Rita Domingues e Gustavo Diehl.

"Os resultados da iniciativa poderão trazer uma série de benefícios aos apicultores gaúchos para o controle dessas enfermidades. Também vai propiciar uma maior aproximação da secretaria com a cadeia apícola, atividade na qual o Estado é destaque nacional", ressalta Diehl. O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de mel do Brasil, com produção de 7,5 mil toneladas por ano.

O inquérito surgiu da coordenação entre os departamentos de Vigilância e Defesa Sanitária Animal e de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Seapi, por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do professor aposentado de apicultura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Aroni Sattler.

Por Elaine Pinto/Ascom Seapi