Ouça agora

AVISOS E COMUNICAÇÕES

com ELISIANE LUDWIG

Regional

Recursos para construção de ponte entre Tirantes do Sul e El Soberbio estariam assegurados

Recursos para construção de ponte entre Tirantes do Sul e El Soberbio estariam assegurados
Reprodução
  • 14/06/2023 - 20:51
  • Atualizado 14/06/2023 - 21:15

O prefeito de Crissiumal Marco Aurelio Nedel (Podemos) contou em entrevista à Rádio Colonial na manhã desta quarta-feira (14/06) que os recursos para a construção da ponte binacional no rio Uruguai, ligando Porto Soberbo em Tiradentes do Sul e El Soberbio, na Argentina, estão assegurados.

Segundo Nedel, a obra, estimada em 25 milhões de dólares será executada com recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). Já o projeto executivo, orçado em R$ 4 milhões, será custeado pelo governo do Rio Grande do Sul.

Para o mandatário, a travessia, com 464 metros de extensão, trará um grande desenvolvimento para toda a região.

Em maio, Nedel, e os prefeitos Arlei Tomazoni, de Três Passos e Alceu Diel, de Tiradentes do Sul, além de membros da comissão binacional pela construção da ponte Porto Soberbo/El Soberbio, estiveram no Uruguai. A comitiva foi recebida pela presidente do Parlamento do Mercosul (com sede em Montevidéu), a deputada argentina Cecília Britto. A reunião contou com o embaixador do Mercosul pelo Brasil, o diplomata Antônio Simões, os deputados Celso Russomanno, Carlos Gomes (ambos do Republicanos) e Pompeo de Mattos (PDT). Russomanno, que é casado com uma cidadã da região, é vice-presidente do Parlamento do Mercosul.

O projeto da nova ligação física entre os dois países começou a ser debatido em 1983.

Brasil e Argentina estão unidos, atualmente, por cinco pontes internacionais, entre Uruguaiana (RS) e Paso de los Libres; São Borja (RS) e Santo Tomé; Paraíso (SC) e San Pedro; Capanema (PR) e Andresito; e Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. Uma sexta ponte está em construção, sobre o Rio Uruguai, entre as cidades de Porto Xavier (RS) e San Javier.