Ouça agora

SÁBADO EM FESTA

com JEFERSON PERCOSKI

Agricultura

Emater do RS luta ingressa na Justiça para evitar execução fiscal milionária

Emater do RS luta ingressa na Justiça para evitar execução fiscal milionária
Reprodução/Emater
  • 24/07/2023 - 20:29

A Associação Sulina de Crédito Rural (Ascar), mantida pela Emater/RS, deve mover esta semana uma ação judicial para tentar anular três execuções fiscais em que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) cobra o pagamento de R$ 699,5 milhões referentes à contribuição previdenciária patronal das últimas décadas. A Ascar pretende derrubar a cobrança, que já provocou a penhora da sede, na Rua Botafogo, em Porto Alegre, mostrando que atende aos requisitos para a imunidade tributária por contar com a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas). 

Os passivos são estimados em cerca de R$ 2,5 bilhões e fazem parte de um processo longo e complexo. Se não forem extintos, poderão determinar a liquidação da Ascar e do serviço de assistência técnica e extensão rural prestado a mais de 200 mil famílias de agricultores gaúchos. 

Em novembro de 2011, foi ajuizada ação popular para proteger o caráter assistencial da Ascar, depois de a União retirar administrativamente o Cebas. A Ascar obteve liminar que lhe garantia o direito à imunidade tributária frente ao INSS. A liminar foi cassada em 2018, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

As informações são do Correio do Povo.