Principal grupo de laticínios do mundo, a Lactalis completa 90 anos neste dia 19 de outubro de 2023 com o anúncio de um plano global focado em “Nutrir o futuro”. O propósito foi apresentado em evento em sua sede em Laval, na França, pelo presidente da Lactalis, Emmanuel Besnier. Terceira geração da família à frente dos negócios, ele detalhou os pilares que fundamentarão a expansão global da companhia nos próximos anos.
A Lactalis está presente em 51 países, tem 85,5 mil funcionários e algumas das marcas mais consumidas no setor de laticínios mundial, como Président, Galbani, Parmalat e Leerdammer. A empresa possui 270 queijarias e laticínios em todo o mundo, que produzem queijos, leite fresco, iogurte, manteiga e creme, ingredientes e nutrição.
A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. A Lactalis do Brasil oferece aos consumidores produtos lácteos de várias marcas, entre as quais Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. A empresa conta com 23 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ).
“A Lactalis escolheu nutrir um futuro responsável, comprometendo-se a fornecer os melhores produtos lácteos possíveis. A ideia é apoiar o crescimento de todos e de cada indivíduo, reforçando a parceria com o desenvolvimento local das comunidades onde atua”, destaca documento divulgado pela empresa.
Entre as metas apontadas está o cuidado com as pessoas e o planeta. A Lactalis está disposta a transformar o seu negócio, métodos e ferramentas de forma a buscar sistemas mais eficientes e com menor impacto ambiental. O objetivo, estima Bernier, é que a produção do grupo torne-se carbono neutro até 2050.
Nos planos do grupo francês também estão investimentos em geração de empregos, desenvolvimento de produção local e qualificação dos talentos alinhados com os valores do grupo: ambição, determinação e simplicidade.