Ouça agora

MANHÃ SHOW

com ALEXANDRE DE SOUZA

Regional

Giruá decreta situação de emergência e luto oficial

Giruá decreta situação de emergência e luto oficial
Instagram/Arquivo pessoal/Reprodução
  • 16/11/2023 - 13:08
  • Atualizado 16/11/2023 - 13:10

Em razão do temporal severo que atingiu parte do município na noite desta quarta-feira (15/11), causando inúmeros prejuízos com quedas de árvores, postes da rede de energia elétrica e destelhamento de residências, a Prefeitura de Giruá decretou situação de emergência. Assinado esta manhã, o decreto ainda será publicado, formalizando o reconhecimento, pela prefeitura, da necessidade do município receber ajuda estadual e federal para restabelecer a normalidade.

Conforme informações preliminares, cerca de 100 residências tiveram danos em consequencia dos intensos ventos e também da queda de granizo.

Não há registros de munícipes desalojados ou desabrigados, mas a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros tiveram que providenciar lonas para as famílias cujas casas foram destelhadas. Devido à queda de postes, o fornecimento de energia elétrica para parte da região norte da cidade foi interrompido. Os ventos também derrubaram árvores que chegaram a interditar, parcial ou integralmente, o trânsito de veículos.

As rajadas causaram a queda de parte da estrutura do complexo esportivo Splendor Sports, onde cerca de 60 pessoas, que estavam praticando atividades esportivas, ficaram feridas. A fisioterapeuta Isabeli Soardi foi atingida por uma estrutura de alvenaria e morreu no local. A Prefeitura também decretou luto oficial de três dias em virtude da morte da giruaense. 

A jovem era fisioterapeuta e tinha acabado de completar o Mestrado em Atenção à Saúde da Unijuí e Unicruz. Em Giruá, era proprietária de uma clínica. 

“O momento está difícil para Giruá”, comentou o prefeito Ruben Weimer, em entrevista à Rádio Colonial.

“A cidade foi atingida por este vendaval; esta quadra esportiva foi atingida. Havia uma concentração de pessoas lá, fazendo suas práticas esportivas, com suas famílias, e várias delas foram atingidas [pelos escombros]”, lamentou.

Duas pessoas sofreram ferimentos mais graves e tiveram que ser transportadas para hospitais de cidades vizinhas. 

O complexo esportivo conta com quadras para a prática de pádel e futebol. Pelo menos 57 pessoas ficaram feridas no desabamento. Uma delas está internada na UTI de um hospital de Santo Ângelo.